Mulheres na computação: conheça o projeto ELAS Programando

Postado por: Alíria Aristides

“ELAS Programando com o App Inventor” é um projeto de pesquisa das estudantes Thalita Mori de Lima, Clara Giovana Lazarini e Aline Maria Rezende, todas da Faculdade de Computação (Facom). Neste projeto, mulheres auxiliam outras mulheres dentro da área de computação, já que são minoria em números.

A orientação da pesquisa é da professora Luciana Montera Cheung e o trabalho faz parte das apresentações desta edição do Integra UFMS, que neste ano de 2020 está sendo realizado totalmente de forma on-line.

“Nossos maiores objetivos são apresentar uma nova plataforma para o desenvolvimento de aplicativos e também aumentar a integração entre as meninas e afirmar o potencial das mesmas em programação”, explica Thalita.

De acordo com a estudante, o projeto também está alinhado com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Ela salienta que o trabalho é voltado principalmente para as estudantes recém-chegadas na Facom.

Clara Giovana Lazarini, uma das autoras, explica que o projeto precisou se adaptar ao contexto de pandemia. “Nós tivemos aulas a distância todos os sábados, eu e as meninas dávamos as aulas, tirávamos dúvidas e fazíamos essa integração com as meninas”, conta. “Ao final dessa trajetória, o desafio das meninas era desenvolver um aplicativo onde elas pudessem aplicar todo o conhecimento que receberam durante o curso”, acrescenta Clara.

As participantes do ELAS Programando desenvolveram cerca de 17 aplicativos para celular com diversos temas, que vão desde jogos até aplicativos voltados para a saúde. “A nossa expectativa é conseguir fazer com que todas elas continuem com a gente no nosso projeto, se aproximem cada vez mais do mercado de trabalho e se aproximem mais das meninas que já se formaram na Facom ou as que são de outras faculdades, e criem uma conexão com a comunidade de desenvolvedores de Campo Grande”, conclui Aline Maria Rezende.

A apresentação na íntegra você pode conferir aqui.

Texto e imagens: Gabriela Vilela (estagiária da Agecom)

Participantes do projeto deram seus depoimentos

Compartilhe: