Nota de Esclarecimento da Comissão Organizadora do Integra UFMS 2020

Postado por: Administrador

A Comissão Organizadora do Integra UFMS vem a público esclarecer que a UFMS está promovendo a quarta edição do Integra UFMS, o maior evento científico de Mato Grosso do Sul, que reúne todos os programas institucionais de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação da Universidade. Durante esta semana, estão sendo promovidas lives científicas e culturais, que permeiam os mais de mil vídeos e resumos apresentados pelos acadêmicos de todas as áreas.

Assim como as três edições anteriores, a programação do Integra UFMS foi definida pela Comissão Organizadora. Este ano, em função da pandemia, está sendo realizado o Integra UFMS 2020 – Live, com várias palestras com a participação da comunidade acadêmica. Toda a programação do Integra UFMS 2020 – Live foi amplamente divulgada em ofício circular, em todos os canais institucionais, inclusive com a chamada principal da Newsletter semanal UFMS Informa, enviada por e-mail para toda a comunidade universitária, e disponibilizada na página integra.ufms.br

A conferência de abertura “A viabilidade da evolução à luz da química” foi ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Eberlin, que apresentou pesquisa de sua autoria e cujo conhecimento científico é reconhecido pela própria comunidade científica, com trajetória acadêmica da graduação ao doutoramento em Química pela Unicamp, e com estágio de pós-doutorado na Universidade de Purdue, Estados Unidos.

Ressalta-se, inclusive, a ótima avaliação da conferência por 546 participantes que preencheram o formulário de registro de presença durante a live, sendo que 395 a consideraram excelente ou muito boa e 63, neutro.

Marcos Eberlin é um dos mais renomados químicos brasileiros. Pesquisador da Unicamp, atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 2002, o pesquisador, que é bolsista produtividade PQ-1B pelo CNPq, integra a Academia Brasileira de Ciências, sendo nomeado, em 2005, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Sua produção acadêmica impressiona pela quantidade e pela qualidade das publicações, o que pode ser verificado pelo h-index 65 (Scopus).

É importante relembrar que a Universidade constitui-se em um local para imersão em temáticas diversas, para expansão do conhecimento, para apresentação e debate livre de teorias e propostas, em respeito à pluralidade e diversidade de conhecimentos e de ideias, presentes no mundo acadêmico, como previsto na Constituição que estipula que o ensino será ministrado observando-se o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas (art. 206, III, da Constituição Federal), preceito presente na programação do Integra UFMS 2020 e em grandes eventos realizados na UFMS.

Comissão Organizadora do Integra UFMS 2020

Compartilhe:
Veja também