O poder dos invisíveis dentro das relações escolares

Postado por: GEANE BESERRA PEREIRA

A importância de discutir e mudar o cenário de exclusão dentro das escolas

A acadêmica Marielli Vilalva de Jesus de 27 anos,  juntamente com sua amiga Elenir de Oliveira Santos, são bolsistas do curso de pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Corumbá, e apresentam o projeto “A invisibilidade nas relações de poder, com a finalidade de fazer com que os olhos se voltem para os invisíveis nas escolas, para construir um ambiente escolar melhor, realçando a importância deles dentro desse meio”.  

A ideia do trabalho surgiu de um grupo de estudo sobre currículo de relações de poder do campus, coordenado pela professora Patrícia Teixeira, por meio de leituras, foi possível refletir sobre os excluídos na relação de poder dentro das escolas. Na pesquisa, utilizou como recurso metodológico uma revisão de literatura da obra de Foucault (2003), após análises, buscaram debater em relação ao poder hierarquizado em meio ao movimento escolar.

“Devemos abrir os nossos olhos para os invisíveis, os  professores exercem poder sobre os alunos, o reitor sobre os professores, e tem aqueles que são privados de exercer o poder, como os estudantes, cozinheiros, pessoal da limpeza, nossos olhares têm que estar voltado para eles também”, afirma Marielli. A jovem finaliza dizendo que é necessário abrir espaços para que as escolas sejam mais participativas e democráticas. 

O projeto  mostra que a cultura escolar não precisa ser necessariamente de disputa e disciplinas, mas de um exercício de poder de persuasão. Reconhecer todos os sujeitos e suas trajetórias, motivações e relevâncias é crucial para a construção de relações de poder e pode ser um ponto de partida para um ambiente escolar mais saudável e humanizado. 

Texto e foto: Maira Luiza – Repórter Júnior

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