O sentido de currículo em disputa no Ensino Médio Integral
Com a implementação de uma reforma no ensino médio no Brasil, muitos questionamentos surgiram a respeito do currículo a ser estabelecido para atuar de forma com que garanta que os estudantes não tenham prejuízo intelectual. Pensando nisso, a acadêmica de história Gabriela Vianna Longhi desenvolveu a pesquisa ‘Escola de ensino médio de tempo integral: os sentidos de currículo em disputa’.
O projeto tem como objetivo analisar e identificar quais são os sentidos de currículo em disputa. Para isto, foram feitas leituras e analises de documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul para a constituição do ensino médio em tempo integral no estado.
“Essas leituras foram realizadas ao longo do ano com levantamento e aproximação de textos para compreensão da reforma do ensino médio, e como ela ocorreu, e como ela vem ocorrendo ao longo das duas décadas”, afirma a estudante.
A pesquisa é parte de um projeto interinstitucional (UFMS, UEMS, UFGD, IFMS) e em rede (Observatório do Ensino Médio) intitulado “A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos da implementação nas redes estadual e federal de Ensino Médio do Mato Grosso do Sul” que propõe a análise, e a descrição dos processos que estão em andamento, para a construção do regulamento da reforma do ensino médio.
João Barbosa Marques – Estagiário em Jornalismo

