O uso de enigmas para o estudo dinâmico de lógica é tema de projeto em Três Lagoas
A acadêmica do curso de Matemática, do campus de Três Lagoas, Jéssica Soares de Souza desenvolve o projeto intitulado “Uma aventura de Alice: resolvendo enigmas através da lógica” em conjunto com os estudantes e o “O enigma mais difícil do mundo”, ambos orientados pelo professor Dr. Alan. O primeiro será apresentado na terceira edição do “Integra UFMS”, enquanto o segundo faz parte da amostra de projetos da SBPC em sua 71ª edição.
Os projetos visam estudar a lógica e tabela verdade por meio de enigmas, pois o assunto em questão não faz parte da grade de ensino de Mato Grosso do Sul atualmente, e alguns estados nunca incluíram o assunto no currículo escolar, além de ser essencial para vestibulares e ENEM, assim como concursos, também é importante para a formação dos futuros professores de Matemática.
“Esse trabalho foi pensado em como trabalhar lógica com os alunos de colegial e até mesmo os primeiros anos do nosso curso, porque é uma área que costuma ter muitas dificuldades, muitas reprovações e os alunos não gostam. Então eu achei na lógica um jeito curioso de abordar o assunto, além de ser uma forma do aluno se divertir” explica Jéssica.
Contudo, a defasagem deixada pelo Ensino Básico faz com que a matéria se torne complexa e os estudantes desistam ou não conquistem a aprovação, resultando em altos índices de evasão no Ensino Superior e a completa falta de conhecimento em outros níveis de ensino. Assim, observando essa necessidade a pesquisadora, durante seus estudos, entrou em contato com o enigma “Uma aventura de Alice” e percebeu que por meio da lógica e tabela verdade há a possibilidade de solucionar o desafio.
Assim, com essa experiência Jéssica encontrou uma oportunidade de ensinar a matéria difícil para muitos e desvalorizada pela grade, tanto aos alunos do Ensino Médio, quanto aqueles que cursam Matemática na UFMS de Três Lagoas. Primeiramente, foram estudados textos que tratam sobre a temática escolhida, posteriormente os enigmas foram solucionados e após obterem os resultados, os autores iniciaram tentativas sobre como solucionar os enigmas utilizando o método da tabela verdade.
Para isso, os textos foram reescritos, simplificados, foram feitas algumas modificações nas perguntas dos enigmas e por fim testes foram aplicados nos estudantes do curso de Matemática para confirmarem a real possibilidade da utilização do método em sala de aula. Futuramente, Jéssica pretende planejar uma oficina sobre o tema para levar a ideia ás escolas do município de Três Lagoas e as salas do primeiro semestre de Matemática da UFMS/ CPTL.
As expectativas de Jéssica estão cada vez maiores para o “Integra UFMS”, pois ela tem acompanhado o evento desde sua primeira edição e espera que nesse ano, especialmente com a ocorrência da SBPC, seja rico em conhecimento, pesquisas e integração entre estudantes e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, inclusive ela que representa Três Lagoas.
Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária do CPTL) e Gabriele Cássia ( Monitora Integra UFMS).