Parceria entre empresas juniores resulta em projeto de segurança pública para o Lago do Amor
A fim de valorizar o espaço urbano e promover a segurança pública, acadêmicos e membros das empresas juniores Engefour Jr. e Effectus Jr. realizaram uma parceria para a elaboração do projeto intitulado “Promoção da segurança Pública por meio do desenho urbano e turismo no Lago do Amor”.
Apresentado no Integra UFMS 2020, pelo estudante de Arquitetura e Urbanismo Lucas Willian da Silva Ruiz, o trabalho propõe a potencialização do turismo, preservação e valorização da natureza da região e aproximação da Universidade com a comunidade externa. “A ideia é reforçar o Lago do Amor como ponto de encontro, onde a população tenha proteção, conforto e lazer”, explica.
De acordo com o projeto, a questão da segurança pública é um problema global, e o Brasil está situado no grupo de sociedades mais violentas do mundo. Trazendo essa preocupação para o âmbito local, a região do Lago do Amor foi escolhida por possuir potencial paisagístico, turístico e econômico, mas que não vem sendo aproveitada pela comunidade externa e acadêmica devido à falta de segurança.
O cronograma do projeto foi divido em quatro partes, que consiste em Levantamento de Dados e Projeto de Destinos Indutores de Turismo, e tem como objetivo descobrir os principais atrativos do Lago do Amor, essas duas primeiras partes ficarão sob responsabilidade da empresa Effectus Jr. A partir destas informações, as últimas etapas do projeto serão realizadas pela Engefour Jr., que desempenhará o Estudo Preliminar de Urbanismo e o Projeto Executivo de Urbanismo junto com o Projeto de Iluminação Pública, para atender as necessidades da população.
Texto: Raissa Cruz – Estagiária de Jornalismo

Acadêmico Lucas Willian da Silva Ruiz no vídeo de apresentação do Integra UFMS 2020

