Percepções raciais, de gênero e geracionais na formação de pedagogos é alvo de pesquisa

Postado por: Alíria Aristides

A acadêmica Dayane Souza, mestranda em educação pela UFMS, campus de Três Lagoas e expositora no Integra UFMS desenvolve a pesquisa “Raça”, gênero e geração: categorias indissociáveis no processo formativo”, sob orientação do professor Christian Muleka Mwewa.

Dayane Souza relata que, seu interesse pelo tema adveio da disciplina obrigatória “Educação e Relações Étnico-Raciais” cursada a longo de sua graduação. “Foi muito importante pra mim ter cursado essa disciplina, ela me trouxe novos conceitos e muitas inquietações. Eu comecei a explorar essas inquietações no meu TCC, ainda na graduação, e expandi elas no meu projeto de mestrado”, disse.

Atualmente, o estudo tem como objetivo analisar as percepções “raciais”, de gênero e geracionais na formação dos futuros pedagogos(as) que estudam na UFMS, campus de Três Lagoas. Para isso, uma metodologia qualitativa e quantitativa fora aplicada, por meio de questionários distribuídos a todos os semestres de Pedagogia no ano de 2019, contendo perguntas abertas, que demandavam respostas discursivas e únicas.

Explicou a expositora que, como resultado da pesquisa, foi possível compreender a relevância da matéria obrigatória “Educação e Relações Étnico-Raciais” na grade curricular, sendo fundamental para que a importância das relações raciais, de gênero e geracionais sejam reconhecidas pelos acadêmicos.

Para Dayane, com um olhar menos eurocêntrico e a inserção dos estudantes em discussões em prol da diversidade, novos paradigmas serão formulados, fazendo com que a nova geração construa uma sociedade mais justa e igualitária.

Para mais informações sobre a pesquisa clique aqui

Por: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)

Compartilhe: