Pesquisa aponta para mapeamento geológico detalhado em Aquidauana

Postado por: Alíria Aristides

O trabalho “Mapeamento Geológico do Município de Aquidauana” apresentado no Integra UFMS 2020, pelo acadêmico de Geografia Denilson Rocha dos Santos sob orientação da profª Dra. Elisangela Martins de Carvalho visa obter dados mais detalhados sobre o mapeamento geológico do município de Aquidauana.

Para a realização do trabalho foram utilizados métodos de refinamento de escala, que consiste em analisar uma escala maior com um recorte menor da área, esse método aponta mais eficiência para a pesquisa. “Os mapas atuais possuem escala menor, e consequentemente, um recorte da área maior com poucos dados do meio físico, chegando a mascarar possíveis áreas de instabilidade”, explica o estudante.

De acordo com o trabalho, o mapeamento geológico ou geomorfológico é de suma importância pois identifica áreas de instabilidade em resposta às modificações provocadas pelas atividades humanas. A fotogeologia, que consiste em identificar elementos geológicos expostos em fotografias aéreas, foi utilizada para a materialização da pesquisa. A técnica permitiu identificar quebras positivas e negativas e o comportamento da rede de drenagem.

Confira a pesquisa clicando aqui.

Texto: Raissa Cruz – Estagiária de Jornalismo

Acadêmico de Geografia Denilson Rocha dos Santos na apresentação integra UFMS 2020

Compartilhe: