Pesquisa e teste sobre combate ao Rhipicephalus Microplus (carrapato do boi)
Nesta tarde do dia 23 de outubro de 2024, ocorreu a primeira sessão do Integra (maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul). Um dos projetos apresentados foi do estudante de Medicina Veterinária da CPAR de Paranaíba, Arthur Gonçalves Martins, que visa combater o Rhipicephalus Microplus (carrapato do boi).
O objetivo principal deste projeto é trazer soluções a agropecuária, com base na pesquisa feita sobre ilustrar a relação entre a agropecuária, o carrapato e a química verde como alternativas de compostos químicos para combater a resistência da praga e a combinação que mais se adequava as condições.
O desenvolvimento foi dividido em seis partes. Primeiro foi feita a coleta dos carrapatos, depois eles passaram por procedimentos laboratoriais, preparação dos reagentes, imersão das larvas de carrapatos e, por fim, a análise da mortalidade e estatística. A combinação foi testada em três fazendas diferentes. Na primeira, foi feita com uma concentração de 5 mg de Spinosad, na qual obteve a eficácia de 100% de mortalidade, tanto isoladamente quanto em combinações, por conta da combinação tripla de Spinosad + Laurato de Sódio + Ácido Mirístico. Na segunda fazenda, também se mostrou muito eficaz, não houve sinergismo adicional significativo e na terceira não mostrou-se eficácia, apresentando um coeficiente negativo. Foi concluído que a eficácia varia de acordo com cada região e, em entrevista, Arthur diz que serão feitos mais testes com carrapatos adultos, e estudos sobre as localidades estudadas.
Repórter Júnior: Ana Esther