Planejamento urbano como elemento transformador para a Cidade de Deus
Com o objetivo de resgatar a cidadania e transformar a realidade local, o projeto intitulado “Plano de urbanização com ênfase em moradia para a Comunidade Cidade de Deus” tem como foco as melhorias nas habitações já existentes na comunidade. O trabalho apresentado no Integra UFMS 2020 está na terceira etapa e conta com alunos de Arquitetura e Urbanismo e de Geografia da UFMS.
“Muito mais do que um projeto de extensão no sentido da urbanização, é a tomada de consciência, principalmente, para os acadêmicos, dessa difícil realidade”, afirma a coordenadora do projeto, profª Dra. Maria Lúcia Torrecilha.
O Plano de Urbanização foi feito através de análises urbanas, socioeconômicas, fundiárias e culturais, para isso, a presença dos alunos participantes e da professora responsável foi fundamental para compreender as necessidades dos moradores da comunidade.
“Esse projeto de extensão nos permite não somente à aplicação prática dos nossos conhecimentos sobre planejamento urbano e habitacional, mas pra mim, a importância dele se deve muito a abordagem humanizada no processo de planejamento urbano através da metodologia participativa”, explica Anita de Matos Valdonado, bolsista e acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UFMS.
O projeto almeja um Plano Urbanístico com diretrizes para infraestrutura urbana básica, áreas e equipamentos públicos, e organização de usos residencial, institucional, comercial e de lazer. Além dos alunos e da coordenadora responsável, algumas atividades serão feitas com o apoio da Igreja Católica e Direção da Escola local.
Texto: Raissa Cruz – Estagiária de Jornalismo

Profª. Dra. Maria Lúcia Torrecilha (coordenadora do Projeto de Extensão), acadêmicos e moradores da comunidade

