Projeto fomenta reconhecimento e valorização de frutos nativos
Você sabia que os frutos de uma determinada região dizem muito sobre aquela localidade, seus aspectos geográficos, cultura e até mesmo sobre a economia do lugar? É sobre isso que aborda a pesquisa “A importância dos frutos nativos na valorização do conhecimento tradicional”, das estudantes Maria Luisa Rocha da Silva e Isabella Pereira Gatti, ambas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan).
O trabalho surgiu a partir do projeto “Valorização de plantas alimentícias do Cerrado e Pantanal”, que realiza ações de fomento ao reconhecimento de frutos nativos. “O objetivo desse trabalho é narrar as ações produzidas nesse projeto, com a finalidade de promover a segurança alimentar e a agricultura familiar sustentável através da valorização do conhecimento tradicional e aproveitamento integral dos frutos nativos”, explica Maria Luisa.
Isabella fala sobre a relevância social do trabalho, considerando que essas ações ajudam na promoção da cultura e coletividade. “A relevância se deve a necessidade de proteção dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, pois conhecimentos tradicionais também são manifestações culturais resultantes das vivências, compondo a coletividade”, disse. Ela acrescenta que a importância da valorização desses frutos também se dá, porque muitos são fonte de renda e geram economia para o estado.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo projeto, estão a divulgação de vídeos e distribuição de cartilhas para a população local, que substituem os encontros presenciais em razão da pandemia de Covid-19, e que se baseiam nas temáticas de oficina de boas práticas de higiene e de qualidade na produção de alimentos.
Se interessou? Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.
Texto e imagem: Gabriela Vilela (estagiária da Agecom)

Frutos em destaque na pesquisa

