Projeto Troika possibilita aos alunos aprofundamento teórico e filosófico
O projeto Troika – Grupo de Estudo de Aprofundamento em Psicologia Histórico-Cultural, do curso de Psicologia do Campus de Paranaíba (CPAR), foi criado com a meta de possibilitar aos estudantes aprofundamento teórico e filosófico nos pressupostos da abordagem Histórico-Cultural. Os resultados das atividades desenvolvidas no grupo de estudos serão apresentados no evento deste ano.
A acadêmica Marcela Gomes será responsável por apresentar o trabalho no evento e afirma que o grupo é de extrema importância para a formação dos alunos. “Compreender a teoria faz com que tenhamos uma prática mais assertiva, baseada no conhecimento cientifico e não no senso comum. Sendo assim, o grupo fornece o desenvolvimento da teoria aliada à prática, possibilitando uma atuação mais compromissada socialmente e politicamente”, ressalta a estudante.
Com o Troika, percebeu-se que os estudantes reconheceram os fundamentos históricos e filosóficos advindos da teoria social de Marx que suportam a tradição histórico-cultural em Psicologia, e que foram capazes de especificar os fenômenos e processos psicológicos que compõem o psiquismo, seguindo a análise a partir dos pressupostos do método materialista-histórico-dialético.
Segundo Marcela, a decisão de apresentar estes resultados no Integra UFMS foi para ressaltar sua importância. “Dada a conjuntura atual, é imperioso expormos a importância das faculdades públicas na produção de conhecimento”, afirma.
Texto: Brunna Oliveira (Estágiaria AGECOM/CPAR) e Gabriele Cássia (Monitora Integra UFMS).