Redução da emissão de gases de efeito estufa com ciclovia e postos de bicicletas compartilhadas na Cidade Universitária
Na busca por fortalecer as políticas de promoção de sustentabilidade na UFMS, o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (UFMS) e membro da Empresa Junior EngeFour, Pedro Henrique Silva Neves, desenvolveu o projeto “Redução da emissão de gases de efeito estufa por meio da implantação de uma ciclovia com postos de bicicletas compartilhadas na UFMS – Campo Grande”.
O projeto tem como parceira a Effectus, Empresa Júnior (EJ) da Escola de Administração e Negócios da UFMS. E prevê o uso compartilhado de bicicletas na Universidade, possibilitando a interligação dos vários prédios e pontos do campus por meio de ramais principais e secundários.
Segundo Pedro, a extensão do campus contribui para que o automóvel seja o veículo de escolha dos estudantes. “Muitas vezes a distância entre os blocos é grande, o que faz com que o deslocamento a pé seja a última alternativa, mesmo com calçadas e ruas arborizadas. Diante dessa situação, além de prejudicar o micro clima local, a circulação de elevado número de automóveis também agrava a situação de mobilidade pela Universidade”, afirma.
Nessa linha, o estudante declara que o desenvolvimento de alternativas em prol do uso de transportes com emissão zero dos gases de efeito estufa é uma necessidade, e que além do projeto urbanístico, será realizado um estudo mercadológico indicando as principais alternativas para implementação do sistema de bicicletas, visando à melhor relação custo-benefício para a Instituição.
“Na etapa inicial, serão realizados o estudo mercadológico e a pesquisa exploratória descritiva e comportamental. As informações levantadas nessa etapa serão utilizadas de embasamento para as duas etapas seguintes: o estudo preliminar de urbanismo, para desenvolver os primeiros desenhos da implantação da locação dos postos de bicicletas elétricas compartilhadas, e o estudo preliminar de engenharia elétrica, para dimensionar a infraestrutura de rede elétrica necessária para comportar a carga adicional no sistema”, explica.
O estudante, orientado pela professora Cynthia de Souza Santos, conclui que os maiores resultados esperados com o projeto serão a redução das emissões de gases relacionados ao efeito estufa dentro da Cidade Universitária; melhor mobilidade acadêmica entre os blocos; além do exemplo de mobilidade sustentável, inspirando investimentos futuros de outras instituições no combate ao aquecimento global.
Texto e imagens: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)


