Reforço escolar no ensino básico
O reforço escolar, mais do que aprofundar os conteúdos, permite que o estudante se torne independente nos estudos
Segundo Camila Peres de Souza, apresentadora do projeto “Reforço escolar no ensino básico”, o reforço básico escolar é uma alternativa capaz de ajudar crianças com dificuldade de aprendizado na etapa da educação básica. Estudantes com baixo rendimento nos estudos, que recorrem a essa ferramenta, que recebem aulas particulares da própria escola, de outra instituição de ensino ou de um professor particular.
Segundo ela, umas das características do reforço escolar é contribuir, de forma direta, para a melhoria nos estudos. A proposta não é repetir várias vezes as explicações do conteúdo ministrado na sala de aula, mas reconhecer quais são as dificuldades do estudante e, a partir disso, trabalhar para ajudar os alunos na evolução do aprendizado.
A proposta desse projeto é trabalhar de forma direta na compreensão do conteúdo que o aluno tem dificuldades em realizar. Ao supor que o estudante apresenta bom desempenho nas matérias de português e redação, mas em matemática as notas ficam abaixo da média.
O reforço escolar traz diferentes benefícios às crianças, serve de apoio para absorver conteúdos das capacidades dos alunos, diferente da escola onde o professor precisa da atenção com uma sala inteira cheia, segundo a Camila.
Texto e foto: Lucas Silva de Moura – Repórter Júnior

