Relação das mídias sociais com o protagonismo estudantil
Projeto explicita a importância da repercussão midiática frente os ensinamentos da luta estudantil
O projeto realizado pela estudante de psicologia Ellen Eduarda Pironcelli, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), orientada pelo professor Alberto Mesaque Martins, estabelece uma percepção contemporânea e objetiva a respeito da utilidade das mídias sociais como ferramenta de aprendizado e auxílio geral. Com a expansão tecnológica presente em todas as vertentes atuais, a acadêmica desenvolve a precisão do mesmo no alcance estudantil.
Ellen Eduarda também é Diretora de Comunicação da Liga Acadêmica em Psicologia da Saúde (LAPS), a mesma utilizou da virtualização de suas ações via Instagram, Facebook e Youtube para potencialização da organização estudantil, abordando temas crítico-sociais e de Saúde Coletiva. O engajamento também contou com a divulgação via televisão, emissoras de rádio e a criação de uma cartilha informativa consoante com o tema.
O interesse de Pironcelli veio após ter contato direto com a LAPS e sua motivação se encontra na chance de incentivar e dar mais luz às ligas universitárias, com o propósito de alcançar novas pessoas. “A LAPS é composta, em sua maioria, por alunos. Então a parte mais importante deste projeto foi observar as conquistas que nós, estudantes, conseguimos cumprir”, relata a acadêmica.
Entretanto, Ellen apresentou admiração frente aos resultados. As mídias sociais da LAPS demonstram frequente aumento em números de engajamento, chegando até 1180 seguidores em sua conta do Instagram com comoção na recente repercussão do Plantão Psicológico, divulgado pela liga. A autora sinaliza ânimo com o projeto e pretende dar continuidade ao mesmo, com planos de participar novamente do INTEGRA UFMS, local de apresentação de sua pesquisa.
Texto e foto: Nathália Angelo Paschoarello – Repórter Júnior