Rola- bostas: a vida em uma bolota
O interessante mundo do besouro rola-bosta
Na manhã desta segunda-feira (20), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu uma palestra “O incrível mundo dos rola-bostas”, que apresentou de forma descontraída e curiosa a vida de algumas espécies de besouros rola-bostas.
Após o evento, o palestrante Marcelo conversou com a equipe do projeto Repórter Júnior, que também realizado pela Universidade. Ele contou que o interesse pelos insetos começou na infância. “Sempre gostei de insetos e assistia uma série chamada Mini Monstros, que falava sobre os invertebrados. Foi ali que começou minha paixão”, relembrou.
Ao longo da entrevista, Marcelo explicou como os besouros rola- bostas surgiram aqui. “O surgimento deles começou no período cretáceo superior quando os dinossauros já estavam envelhecendo e logo sendo instintos e começando a reinar os mamíferos e foi nessa era que eles começaram a colonizar e se espalhar para outros lugares através de tempestade ou furações que pegaram eles na travessia do Atlântico”.
Ele também falou sobre a evolução deles junto aos mamíferos e como tem espécies que vivem junto com outros animais que ficam nos altos, como a preguiça, que é um dos animais que ele se prende por conta de suas garras maiores e já fica por perto pra se alimentar direto da fonte.
A palestra logo terminou com muitas curiosidades e mostrando como esses bichinhos tem história e inteligência.
Repórter Júnior: Jullia Clara Quintino Lopes
Monitores: Emanueli Ovelar e Beatriz Fontoura

