Software de inteligência artificial ajuda na detecção do câncer de mama

Postado por: Alíria Aristides

É importante que o diagnóstico de doenças como o câncer sejam diagnosticadas o mais cedo possível, para aumentar as chances de sucesso do tratamento e o estudante Rodrigo de Almeida Silva está trabalhando no desenvolvimento de software com técnica de inteligência artificial para apoio ao diagnóstico do câncer de mama.

“A mamografia é o exame que permite descobrir o câncer em estágio inicial, com base nisso, buscamos desenvolver um algoritmo com base em inteligência artificial que pudesse utilizar uma rede neural previamente treinada para auxiliar o profissional de medicina durante o laudo”, conta Rodrigo.

Foram utilizadas mais de mil imagens de mamografias para treinamento da rede neural e 359 imagens para a validação do diagnóstico. “Os resultados obtidos foram satisfatórios para a quantidade de recursos disponíveis”, afirma. Na apresentação do trabalho, o estudante indica que os resultados terão precisão ainda melhores em trabalhos futuros, com um banco de dados maior.

A etapa que segue o treinamento da rede neural é o desenvolvimento do software, realizado em Phyton, e Rafael já apresenta alguns resultados dos testes realizados com o software. Assista aqui.

Texto: Leticia Bueno

Compartilhe: