Sorotipo do vírus da dengue com mais incidência na fronteira Brasil-Bolívia
A dengue é uma doença com milhares de casos ao ano, com isto em mente a acadêmica de Ciências Biológicas Caroline Juliana Monteiro Añez dos Santos Reys produziu o projeto ‘Delineamento da ocorrência de dengue na fronteira Brasil-Bolívia’, cujo objetivo era mapear entre quais dos quatro diferentes sorotipos do vírus da dengue predominaram no município de Corumbá, na fronteira do Brasil-Bolívia, entre os anos de 2012 a 2019.
Os levantamentos feitos para a realização da pesquisa foram levantamento de dados referente aos casos confirmados, o processamento e análise dos dados, espacialização por bairros e a relação de casos positivos com o tipo viral. Os dados foram adquiridos junto a secretaria municipal de saúde de Corumbá, e para os anos de 2018 e 2019 foram disponibilizados apenas casos confirmados por laboratórios.
“Como resultado das pesquisas, identificamos que a maioria da concentração dos casos se encontrou no bairro Centro, bairro altamente populoso, o mais populoso da cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. E com isso concluímos que as áreas mais populosas são as que mais concentram casos da doença”, afirma.
Entre os resultados da pesquisa está que entre os anos de maiores ocorrências da doença, o sorotipo 2 predominou na cidade, e acadêmica colocou que para uma compreensão maior do comportamento mostrado pelos dados precisaria ser feita mais pesquisas com fatores relacionados como a localidade, clima ou a falta de planejamentos.
João Barbosa Marques – Estagiário em Jornalismo

Estudante de Ciências Biológicas apresenta metodologia usada na pesquisa

