Trabalho, justiça e cidadania
Ocorreu nesta manhã, a sétima sessão do Integra UFMS. O evento que está sendo apresentado por estudantes no Estádio de Esportes Eric Tinoco Marques, tem objetivo de fomentar assuntos que estão relacionados à cultura, inovação e sustentabilidade.
Dentre os trabalhos apresentados está o da aluna Maria Alice Ferreira Esquer, que consiste em levar conhecimentos sobre direito para alunos de escolas públicas.
A estudante de direito comentou que para o projeto ser realizado, de forma prática, ela e seus colegas de classe foram orientados por juízes sobre como dialogar com os alunos das escolas em que foram palestrar.
Todo o projeto é conversado e explicado aos diretores e coordenadores da escola, para que haja clareza sobre quais assuntos serão esclarecidos aos estudantes. Em relação aos mesmos, eles são separados em grupos, e cada um deles fala sobre determinado direito do estudante, como a lei que permite que estudantes com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio solicitem a isenção do Enem e Vestibular.
Maria disse que a pauta dos direitos estudantis é urgente e pretende expandir o projeto para mais escolas, já que os mesmos passaram em poucas instituições de ensino. “Existe uma alienação em relação ao direito dos estudantes, pois após a pesquisa aplicada nas escolas, percebemos que muitos não conhecem nem mesmo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, afirma a estudante.
Repórter Júnior: Ana Costa