UEMS traz único planetário do estado em Mostra de Astronomia
A 71º Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai até dia 27 de julho, sábado. O evento, conta com uma área voltada especificamente para os jovens, a SBPC Jovem. Uma das instituições, que marca presença é a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) do campus de Dourados. Em seu estande, há projetos relacionados a robótica e astronomia.
O segmento de astronomia traz o único planetário inflável do estado de Mato Grosso do Sul, parte do Projeto Saturno, que existe há mais de dez anos. Também conta com explicações sobre as constelações greco-romanas e indígenas, com amostra de telescópio e oficinas para melhor compreensão.
Já a parte da robótica trata sobre programações e eletrônica, através de demonstrações lúdicas, como a placa Arduino, que é composta por sensores e registradores que funcionam através de códigos, recebendo e enviando informações.
“Eu gostei bastante que eles estão visando o futuro, que é representado pela questão da eletrônica e robótica, mas também reafirmando as bases como a questão do ambientalismo e da saúde”, afirma o estudante Ruan, da UEMS, sobre a SBPC.
Texto e fotos: Karina Salles e Gabrielly Pedra (Repórteres Juniores).