Pesquisa investiga perfil das empresas de MS

Postado por: Alíria Aristides

O projeto de iniciação científica ‘O cenário das empresas do Mato Grosso do Sul e as potencialidades de casos para ensino’ tem como objetivo analisar e traçar o perfil das empresas sul-mato-grossenses. O trabalho foi apresentado no Integra UFMS e é realizado pela acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Ana Carolina Rickli.

A pesquisa surgiu pela necessidade observada pela acadêmica em projetos anteriores que apresentava uma demanda de ferramentas educativas que contextualizam o funcionamento do mercado para os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que ingressarão no futuro.

O estudo descritivo se constituiu através do levantamento de dados, no qual foram observados atributos quantitativos, como a natureza jurídica, atividades desenvolvidas, salário médio por atividade, tempo de existência e a localização. “O projeto visa caracterizar, descrever quais são os perfis dessas empresas, quais empresas têm sido abertas, quais são os mercados que estão sendo comentados”, explica a estudante.

O projeto analisou os dados disponibilizados pela Junta Comercial do estado de Mato Grosso do Sul (JUCEMS), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Receita Federal do Brasil.

Apesar dos resultados ainda serem parciais, a pesquisa constatou que entre as atividades comerciais ativas, até o mês de março de 2020, o comércio varejista de vestuário e acessórios correspondeu a maior atividade desenvolvida no estado, com 32,88%. O setor de alimentação também se destacou como o segundo ramo com maior expressividade (6,81%), enquanto outros setores, como o industrial, só foram ranqueados após 13 outros campos com a Fabricação de Produtos Alimentícios, que é representada por 3.543 empresas (1,45%).

Texto: João Barbosa Marques – Estagiário de Jornalismo

Acadêmica Ana Carolina Rickli, responsável pelo projeto

Compartilhe: