Estudantes discutem representatividade de mulheres na matemática
Nesta segunda-feira, 05, foram disponibilizados os projetos do Integra UFMS, maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Dentre eles está o “Dia da mulher: Mulheres na matemática”, que busca demonstrar a importância da representatividade feminina nas áreas de exatas. O trabalho foi desenvolvido por Samuel Ferreira Bueno e Maria Eduarda Ribeiro Martins, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) matemática.
Maria Eduarda Ribeiro Martins, integrante do grupo conta que na semana do dia 08 a 14 de março desse ano, data de comemoração do dia internacional da mulher, foi realizada uma roda de conversa com as professoras do curso de Matemática. A roda contou com a participação das professoras: Eugenia Brunilda, Opazo Uribe, Rosana Satie Takehara e Waléria Andrade Martins e foram compartilhadas as dificuldades encontradas e suas experiências pessoais.
Foram mencionados nomes importantes na história da matemática e discutido o porquê de haver menos mulheres nos cursos de exatas. ‘’Apesar de ser uma das ciências mais antigas se olharmos para o histórico da matemática a participação das mulheres em seu desenvolvimento e quase imperceptível’’ comentou Samuel Ferreira Bueno.
O conteúdo pode ser encontrado na íntegra na plataforma do Integra UFMS com explicações em vídeo e um resumo com mais descrições até o dia 09 de outubro.
Texto e foto: Carollyne Gomes Diniz – Repórter Júnior


