Estudante desenvolve aplicativo para ensino das equações de 1º grau
Atualmente, grande parte da população tem acesso a smartphones, inclusive crianças e adolescentes. Além de uma ferramenta de comunicação e lazer, o aparelho também pode ser utilizado na educação.
A estudante do curso de Matemática, Karina da Costa Conceição, discute a aplicação das tecnologias digitais no contexto educacional no trabalho “O uso do celular para o ensino de equação do 1º grau”. “[O celular] é de extrema importância no meio educacional, porque nós vemos que no bolso de cada professor, de cada aluno, quase todos têm celular numa sala de aula, então nós podemos unir o útil ao agradável”, afirma Karina.
De acordo com ela, é muito importante que os alunos do Ensino Fundamental assimilem bem as equações de 1º grau, pois é o primeiro contato com variáveis e é a base para todas as outras equações que aprenderão nos anos seguintes. Para contribuir, Karina está desenvolvendo um aplicativo.
O aplicativo conta um pouco da história da equação e aborda o conteúdo por meio de um quiz. A ideia é que com o uso do aplicativo, o aluno poderá mobilizar elementos relacionados ao conteúdo matemático e competências e habilidades que o envolvem.
Assista a apresentação do projeto clicando aqui.
Texto: Leticia Bueno


