Ferramentas de persuasão em propagandas de refrigerantes

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

Anúncios publicitários fazem parte do cotidiano da população e, vez ou outra, nos deparamos com propagandas de grandes marcas a fim de nos persuadir a consumir determinados produtos. A pesquisa orientada pela profª Dra. Vanessa Hagemeyer Burgo trata da análise das publicidades de duas marcas de refrigerante conhecidas mundialmente, a Coca-Cola e a Pepsi.

O trabalho intitulado “Ideologia no jornalismo: modelos de validação ideológica Top-Down e Bottom-Up na perspectiva da metafunção interpessoal”, apresentado pela acadêmica de Letras habilitação Português/Inglês Jheniffer Carolina Blias Muniz teve como objetivo identificar ideologias inseridas em propagandas a partir de elementos persuasivos.

A pesquisa analisou aspectos da linguagem utilizadas nos anúncios publicitários e o impacto desses elementos no público-alvo. “A minha grande curiosidade foi analisar como a ideologia está inserida na propaganda a partir dos elementos persuasivos”, explica a estudante.

A investigação foi feita a partir de análises das escolhas léxico-gramaticais presentes nas propagandas. A pesquisa proporcionou fomentar a leitura crítica, contribuindo para uma abordagem analítica de leitura e análises textuais.

Confira a pesquisa clicando aqui 

 

Raissa Cruz – Estagiária de Jornalismo

 

Acadêmica Jheniffer Carolina Blias Muniz na apresentação do Integra UFMS 2020

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