Educação aberta, rea e acesso aberto na pesquisa científica: reflexões para a formação inicial de professores
A estudante Adriana Pereira Claudi, em conjunto com a orientadora Daiani Damm Tonetto Riediner, desenvolveu o projeto “educação aberta, rea e acesso aberto na pesquisa científica” no âmbito da disciplina pesquisa habitacional, no curso de pedagogia da FAED. O projeto teve como objetivo organizar e mapear o acervo de trabalhos de conclusão de curso de pedagogia do período de 2014 a 2019 e oferecer workshops sobre educação aberta e REA para estudantes dos cursos de licenciatura e egressos.
Ao chegar à parte prática do projeto, foi separado em 3 etapas: A localização e organização dos arquivos de TCC do período, o mapeamento dos dados dos trabalhos e a oferta de workshops sobre educação aberta.
Após a primeira fase completa, o projeto partiu para o mapeamento dos dados dos TCCs, onde foram realizados os trabalhos de criação de uma tabela de dados (nome do autor, título do trabalho, link do arquivo de trabalho, resumo, palavras-chave,objetivo geral e específicos, abordagem teórica, tipo de pesquisa, metodologia e instrumento de coleta de dados.), busca dos arquivos faltantes e elaboração de gráficos, resultando em 109 trabalhos mapeados. E, finalmente, na parte final do trabalho, foram oferecidos 3 workshops, entre eles dois presenciais e um online, onde 54 estudantes foram qualificados.
No final do projeto o mapeamento foi publicado em uma planilha contendo dados, gráficos e arquivos de trabalho, foi entregue a coordenação do curso.
Texto e foto: Maykeli Oliveira de Almeida – Repórter Júnior

Orientadora Daiani Damm Tonetto Riedner fala sobre o projeto

