Coral infantojuvenil da UFMS se adapta ao meio virtual com reuniões no Google Meet
Vanessa Araújo da Silva, graduanda em Música da UFMS, apresentou no Integra UFMS o “PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS: Aprendizagem musical através do canto coral”. Vinculado ao curso de Licenciatura em Música da universidade, o projeto foi criado em 2013 para atender crianças e adolescentes e oferecer uma vivência educativo-musical aos acadêmicos e egressos do curso de Música.
Reconhecido internacionalmente, o projeto nasceu da pesquisa de doutorado da coordenadora dele, Ana Lúcia Gaborim, doutora em Artes e professora do curso de Música da UFMS. Vanessa explica que “o PCIU foi se adaptando a demandas educacionais e artísticas, dividindo-se em distintos grupos (PCIUzinho, PCIU New, PCIU Alfa, PCIU Mais e PCIU Master), conforme o perfil e nível de aprendizado dos participantes”.
Os coralistas se encontram para ensaios semanais com duração de até duas horas. As atividades incluem interações livres, brincadeiras de aprendizagem musical, preparação vocal e consciência corporal. Além de aprenderem a usar suas vozes, os alunos também desenvolvem um repertório musical.
As apresentações acontecem em praças, parques, teatros, shoppings, asilo, escolas e universidades, entre outros. Em virtude da pandemia, as reuniões presenciais foram substituídas pelos encontros virtuais e as atividades continuam acontecendo pelo Google Meet. As apresentações também foram transferidas para o ambiente online.
Texto: Gabriela de Souza Rosa
Imagem: Acervo de @coroinfantojuvenilufms

Crianças coralistas do PCIU

