Grupo de estudos Nuestra América desenvolve olhar sensível à arte

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

O trabalho “Programa Pólo Arte na Escola: Grupo Nuestra América” foi apresentado no Integra UFMS 2020 pelos alunos: Amanda Mamedes, Gabriel Tavares Rodriguez Brito e Marina Costa.

Esse projeto tem como objetivo aprofundar-se nos processos de ensino-aprendizagem dos acadêmicos do curso de Artes Visuais (FAALC-UFMS) e a formação continuada dos professores de arte de Mato Grosso do Sul, das Redes Municipal, Estadual, e de Setor Privado de ensino.

No vídeo, Gabriel explica a origem do nome escolhido. “O nome Grupo de Estudos ‘Nuestra América’ foi dado através do texto de José Martí Onde dizia assim: ‘O dever urgente de nossa América é mostrar-se unida em alma e intenção, vencedora de um passado sufocante’.

A metodologia do grupo se dá a reflexões de textos ricos, e isso é extremamente proveitoso, entender sobre os pressupostos da descolonialidade nos faz ver quem somos, e também a arte, com um olhar real e sensível, e isso se reflete diretamente em nosso trabalho”, afirma.

 

Texto e Foto: Maria Eduarda Tomicha

 

O grupo Nuestra América quer propiciar reflexões voltadas a América e a arte

Compartilhe: