Nanopartículas de sílica mesoporosa contendo o fármaco vincristina para tratamento de câncer
A nanotecnologia tem sido um atrativo nos últimos tempos pelas suas aplicações desde farmacêuticas até geração de energia. Orientado pelo professor Marco Antonio Utrera Martine, o estudante José Breno de Sousa Mendonça, do curso de Química, apresentou no Integra o trabalho “Nanopartículas de sílica mesoporosa contendo o fármaco Vincristina para tratamento de câncer”.
“Nanopartículas desílica mesoporosa têm atraído grande destaque na área científica em razão das suas características específicas, tais como, grande área superficial e alto nível de ordenamento de seus mesoporos”, expõe José.
Partículas menores que 100nm encontram aplicações em áreas biomédicas e ópticas. No campo biomédico, as nanopartículas (NPs) surgem como uma solução inovadora para a resistência de múltiplas drogas (MDR), à qual se apresenta uma resistência adquirida pelo paciente durante o tratamento do câncer.
Segundo o estudante, os quimioterápicos geralmente utilizados não apresentam seletividade suficiente frente às células doentes, acarretando assim em uma série de complicações para o paciente. Até o momento vários sistemas de NPs carregadas com fármacos foram empregados e apresentaram bons resultados frente à MDR.
Após a realização das três etapas de pesquisa, o resultado é positivo, explica José satisfeito com os resultados “Desta forma, neste trabalho, nanopartículas de sílica mesoporosa de tamanho menor que 50nm foram sintetizadas por método sol-gel para carregamento com fármaco vincristina. As caracterizações foram realizadas via espectroscopia de absorção na região do infravermelho por transformação de Fourier (FTIR) e espalhamento de luz dinâmico (DLS), onde se verificou a pureza das NPs por FTIR e o tamanho nanométrico foi confirmado por análises de DLS, tendo estas um valor médio de cerca de 28 nm”.
Veja aqui a apresentação do trabalho.
Esse projeto faz parte de vários outros da área de Ciências Sociais Aplicadas apresentados no Integra UFMS 2020 – Live, evento que segue com programação até sexta-feira, dia 9. Para mais informações, acesse integra.ufms.br.
Texto e imagens: Lidiane Antunes


