Estudante analisa 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O trabalho “Educação como potencializador da cidadania: Análise da ODS 4 e sua facticidade”, apresentado no Integra UFMS 2020, visou investigar o quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Este objetivo fala sobre educação, no qual a proposta é assegurar que as pessoas tenham uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Para Márcio Cunha Junior, autor do trabalho, este 4º objetivo da agenda apresenta problemas em seus detalhes, como no tópico 4.3, onde pretender assegurar até 2030 a equidade de acesso e permanência à educação profissional e superior de qualidade de forma gratuita.
Segundo ele, pode ocorrer um conflito ético, já que o ponto de partida diz que a educação é elemento essencial para o progresso da sociedade. Marcio usa sua justificativa confrontando a Alemanha do século passado, cujo mesmo com um alto nível cultural, protagonizou duas grandes guerras e promoveu o nazismo. “Ainda com ressalvas, a educação é uma aposta positiva, não é uma solução milagrosa, mas contribui na sociedade na medida em que promove a cidadania”, afirmou.
Veja aqui a apresentação do trabalho.
Texto e imagem: Alex Nantes (estagiário da Agecom)


