Tocando Átomos: projeto visa melhorar ensino de Química a pessoas com deficiência visual

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

Integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) de Química realizaram um projeto que auxilia e melhora o ensino de Química a pessoas com deficiência visual, o Tocando Átomos.

“Foram encontrados empecilhos no ensino da Química para pessoas portadoras de deficiência visual. Os educadores sentem dificuldade no ensino da matéria por ela exigir muito da visão para melhorar sua compreensão, porque a matéria trabalha com pesos, ligações e espaços em 3D”, explica o estudante Luiz Guilherme Fernandes Ferreira, um dos autores.

Portanto, o projeto visa proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade utilizando materiais de baixo custo e assegurando a qualidade do ensino e dos materiais. A ideia é que sejam produzidas ferramentas pedagógicas inclusivas, como a tabela periódica impressa em Braile e moléculas fabricadas em impressão 3D, para que os alunos possam ter contato com o mundo atômico.

“A finalidade é fornecer aos alunos um acesso à atomística, o estudo dos átomos, para que eles possam entender as conformações moleculares, as geometrias, as ligações e também associar tudo isso com o que ele vai encontrar na tabela periódica”, declara.

Veja aqui a apresentação do projeto na íntegra.

 

Texto: Leticia Bueno

 

Compartilhe: