Conheça o gênero interativo das fanfictions e sua possibilidade de estudo
As habilidades de interação e colaboração proporcionadas pela internet são diversas, e leitores e autores possuem a oportunidade de trabalharem juntos em histórias interativas por meio das fanfictions.
A estudante de pós-graduação da UFMS, Ana Claudia Gato de Sousa Sovernigo, orientada pela professora Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, do mestrado de Estudos em Linguagens, analisou esse tema mais a fundo no trabalho “Plataforma de fanfiction: interatividade e possibilidades de construção colaborativa” apresentado no Integra UFMS 2020.
“A fanfiction é uma palavra formada a partir dos termos fan e fiction, que significa ficção do fã.”, explica Ana Claudia. A estudante busca fazer uma relação com essa forma de interatividade e sua aplicação nas escolas, de modo a incluir o mundo dos jovens nos espaços de educação.
A apresentação tem como base as histórias criadas por leitores da obra “Harry Potter” e suas ações interativas entre os fãs e os “fanfiqueiros”, ou seja, os criadores das narrativas. “Buscamos por uma plataforma destinada a leitura e produção de fanfictions da saga Harry Potter”, afirma.
O projeto da área de Letras, Linguística e Artes faz parte do maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS. Acesse o trabalho aqui
Texto e imagem: Victória de Oliveira – Estagiária da Agecom

Ana Claudia Gato de Sousa Sovernigo, da área de Letras, Linguística e Artes

