A Prática de exercício físico em adultos e idosos antes e durante a Pandemia: um estudo longitudinal

Postado por: GEANE BESERRA PEREIRA

A importância do exercício físico na adolescência e na terceira idade

Segundo Mariana Tiemi Kajiyama, apresentadora do projeto na semana do Integra UFMS 2022, a prática de atividade física para os idosos e adolescentes está relacionada à longevidade. Os exercícios físicos para a terceira idade podem estar associados à prevenção de doenças crônicas cardiovasculares, prevenção de quedas e disposição para fazer tarefas diárias.

Ela fala que o envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida que implica na vida da pessoa e as capacidades físicas, transformações morfológicas, fisiológicas, psicológicas, que levam a uma capacidade de adaptação do indivíduo  onde vive. 

Segundo Mariana, a prática da atividade física em meio a pandemia para idosos e adolescentes está associada à longevidade. Os exercícios físicos para a terceira idade podem estar associados à prevenção de doenças e fazer as tarefas do cotidiano corretamente. 

O exercício físico na adolescência e na terceira idade é fundamental no ciclo da vida. Outros vários benefícios como diferenças entre o envelhecer mais saudável e com qualidade de vida ou o envelhecer doente, entre envelhecer com autonomia ou o envelhecer com independência, segundo ela.

Texto e foto: Lucas Silva de Moura – Repórter Júnior

Compartilhe: