A influência da sazonalidade na vida das abelhas Apis Melífera africanizadas

Postado por: GABRIEL NERI GONÇALVES DE MATOS

Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de fazer uma avaliação sobre a vida das abelhas Apis Melíferas, com sazonalidade no desenvolvimento populacional e o comportamento de higienização. O desenvolvimento aconteceu no município de Terenos-MS, tendo 10 enxames.

Foram fotografados dois favos de cria fechados em uma área quadriculada, para a análise do desenvolvimento populacional delas. Então para observação do comportamento higiênico dessas abelhas, os pesquisadores viam as colmeias mensalmente, já que eles usaram duas áreas de 100 células de crias operculadas. Uma das colmeias foi perfurada com alfinetes entomológicos e a outra não, ficando assim intacta.

Afinal, a sazonalidade afeta, ou não, a vida das abelhas? – (Link para o vídeo)

Um dia completo após o teste, os quadros foram fotografados para a análise das porcentagens de retiração de cria. Baseando-se no resultado da avaliação do comportamento higiênico das colmeias, as que mostraram mais de 80% de retiração de crias foram classificadas como muito higiênicas. Mensalmente os dados obtidos para a análise do comportamento higiênico de cada colmeia, foram examinados por meio de uma técnica de análise de variâncias (ANOVA). Entre as 10 colmeias apenas cinco apresentaram um grande comportamento higiênico, com mais de 80,74% das crias perfuras sendo retiradas; e 5 mostraram um nível baixo de comportamento higiênico, com menos de 70, 84% de remoção.

Dessa forma as medidas de área de cria fechada para as colmeias com alto e baixo comportamento higiênico, foram então, respectivamente, 840 e 740 cm² no verão, 734 e 596 cm² no outono; 956 e 1025 cm² na primavera; e de 642 e 756 cm² no inverno (todas com p maior que 0,05). Então não houve alterações na quantidade de quadros de alimento ocupados por abelhas nas colmeias ao decorrer do ano.
Com os dados levantados, por meio desse estudo podemos dizer que a sazonalidade não influencia o comportamento higiênico das colmeias, sendo este predominantemente relacionado à expressão gênica das abelhas.

Texto: Samuel Correia – Repórter Júnior

Compartilhe:
Veja também