A tecnologia ajuda na educação em tempos remotos

A tecnologia salvou os estudos em tempos de aulas remotas

É de conhecimento geral que em 2020 surgiu uma preocupação para com a melhoria de qualidade profissional. Em tempos de isolamento social, os profissionais da educação e alunos tiveram que se adaptar de uma forma rápida ao novo ensino, sendo um desses métodos o uso da tecnologia.

Por isso, o trabalho “O uso de tecnologias aplicadas na educação em tempos de pandemia”, apresentado no Integra 2021 pela aluna Ana Paula Valdez Andreazzi, teve a finalidade de descrever, mostrar e estimular a reflexão da utilização de atividades pedagógicas criadas por licenciados em Ciências Biológicas da UFMS, bolsistas do programa Residência pedagógica, que foram inseridas em uma escola estadual do Ensino Médio remoto de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Essas atividades foram desenvolvidas para os três anos escolares do Ensino Médio, criadas para os conteúdos de botânica, genética e citologia.

Para isso, as ferramentas utilizadas foram o Google Classroom, Google Meet, PowerPoint e sites online, assim promovendo a criação e aplicação de apostilas, jogos didáticos e aulas práticas, consideradas tecnologias digitais educativas de apoio.

Logo eles identificaram as possíveis fraquezas dos recursos disponíveis e na formação dos discentes, sendo elas: a aproximação, já que isso estimula os estudantes na realização das atividades propostas; a autonomia dos residentes; a identificação dos motivos da baixa participação dos alunos e possíveis modificações para atraí-los. Diante disso, verificaram que, com o uso de recursos tecnológicos adaptados para o ensino de Biologia, a iniciativa se mostrou muito eficaz e positiva enquanto estratégia para a formação dos residentes. A aproximação e atitude dos estudantes proporcionou uma evolução para mudanças positivas no processo de ensino e aprendizagem nos tempos de pandemia.

Texto e foto: Samuel Correia – Repórter Júnior