Enquadramento na mídia sobre a violência contra os indígenas

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

A violência contra os povos indígenas retratada na mídia, especialmente após a publicação das MPs 870 e 886, que transferiram a homologação de terras indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai) para as pastas do Ministério da Agricultura, foi o tema do acadêmico de jornalismo Cauê Duarte Moreira dos Reis, que desenvolveu o projeto ‘Panorama da violência contra indígenas nos enquadramentos midiáticos de 2019’.

O projeto surgiu após o estudante observar um embate entre garimpeiros, ou ruralistas e os povos indígenas que originou uma série de conflitos pelo país. O acadêmico após a observação das tensões, iniciou a pesquisa investigando como os discursos político-midiáticos estavam atuando, partindo do pressuposto que estes têm um papel importante na construção de representações sociais dos sujeitos.

“Então a pesquisa se justifica porque se faz necessário refletir acerca do discurso que circula nas mídias, no que se refere a intensidade dos conflitos que perpassam a história de violações de direitos fundamentais vivenciado pelos povos indígenas brasileiros”, explica.

A pesquisa tem como base matérias jornalísticas que narram os episódios de violência, e os portais de notícias online foram os locais utilizados para o levantamento dos dados.

 

Texto: João Barbosa Marques – Estagiário em Jornalismo

Compartilhe:
Veja também