Faculdade de medicina e HU constroem pontes de humanização em tempos de pandemia

Postado por: GABRIEL NERI GONÇALVES DE MATOS

Isabela Machado Lopes mostra formulário dos grupos responsáveis em cada dia da semana por discutir os prontuários dos pacientes internados nos leitos críticos da COVID-19

O projeto “CORAÇÃO DE ESTUDANTE”, apresentado pela estudante Isabela Machado Lopes no Integra 2021, teve início devido ao cenário do grande número de pacientes com quadros críticos de infecção pelo vírus COVID-19. Em muitos casos, devido à rotina agitada que os profissionais da saúde tiveram que adotar, as relações família, médico e paciente foram resumidas apenas a boletins impessoais sobre o estado do infectado.

A Faculdade de Medicina (Famed/UFMS) e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) têm como objetivo central do projeto o fortalecimento da humanização no cuidado de pacientes críticos internados em seu Pronto Atendimento Médico (PAM). Com isso em mente, forneceram subsídios para a formação humanística de estudantes da faculdade de medicina.

Foram formados cinco grupos com estudantes, professores e técnicos do HUMAP. Cada grupo ficou responsável por, em um dia da semana, discutir os prontuários dos pacientes internados nos leitos críticos da COVID-19.

Esse projeto vem possibilitando a oportunidade de envolver a comunicação, humanização e cuidado na rotina dos estudantes de medicina, tendo em vista que, em geral, eles não tiveram contato nem com pacientes e nem seus familiares antes do mesmo. Com essas medidas em prática, o projeto pode representar um caminho para o fornecimento da humanização na estadia hospitalar dos contagiados do COVID-19 e na comunicação com seus familiares em tempos de pandemia.

Texto e foto: Maria Luiza Weiler Rodrigues – Repórter Júnior