Integra UFMS será realizado em novo formato neste ano

Postado por: Maira Sonia Camacho Camacho

De 5 a 9 de outubro, a Universidade realiza mais uma edição do Integra UFMS. Considerado o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, no Integra acadêmicos apresentam o resultado das atividades ligadas aos programas institucionais de Iniciação Científica e Iniciação à Docência, às ações desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial (PET), no âmbito do ensino e da extensão universitária, ligas acadêmicas, além dos trabalhos desenvolvidos nas empresas juniores. A semana do evento agrega também A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

“É uma honra para a Universidade apresentar as nossas produções em todas as áreas. Este é um evento que já é tradicional na UFMS, mas que neste ano teve que ser remodelado”, explica o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esportes Marcelo Fernandes. Por conta da pandemia da Covid-19, esta quarta edição será realizada em um novo formato: Integra UFMS Live. “Levando em consideração o bem estar de todos, decidimos que o Integra será realizado de forma virtual, neste ano. Desta forma, tudo ocorrerá de forma tranquila, evitando mobilizações e aglomerações”, fala a coordenadora do Integra UFMS Luciana Montera. De acordo com a professora, a maior mudança foi feita na forma de apresentação: os estudantes devem elaborar um resumo e um vídeo, que irá substituir a apresentação presencial que ocorria no ginásio Moreninho. “O edital deve ser lançado em breve no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes. Para auxiliar os acadêmicos, explicaremos o formato e os padrões que devem ser observados para produção do vídeo”, diz a coordenadora.

Segundo Luciana, todo o material estará disponível na página do Integra durante a semana do evento. “Como ocorreu nas edições anteriores, teremos a avaliação dos trabalhos por técnicos e docentes da UFMS, bem como por convidados externos à nossa instituição. A avaliação acontecerá também de forma virtual, a partir da leitura dos resumos e avaliação dos vídeos pelos avaliadores que, como no ano passado, utilizarão o aplicativo SAFEC, cuja nova versão está sendo desenvolvida pelo acadêmico Mário de Araújo Carvalho, do curso de Ciência da Computação, sob orientação do professor Amaury Antônio de Castro Junior da Faculdade de Computação” esclarece Montera.

Também serão programadas lives com conteúdos culturais e científicos. “Ainda estamos definindo os temas em conjunto com a equipe da Fetec. Essas lives devem ocorrer em horários determinados durante a semana de realização do Integra UFMS”, conta a coordenadora. “Em breve vamos divulgar os editais de submissão dos trabalhos e também para seleção dos bolsistas que vão auxiliar na organização do evento”, conta Luciana.

“Mesmo em época de pandemia, o Integra Live pode despertar a atenção de outras pessoas que não residem em Mato Grosso do Sul. Como os trabalhos estarão expostos na Internet, acredito que nossa produção terá uma projeção especial, chamando a atenção para a qualidade do que produzimos na Instituição. Peço a todos os nossos estudantes que se engajem e deem o seu melhor nas apresentações para que possamos fazer uma grande festa, mesmo que em formato remoto”, enfatiza o pró-reitor Marcelo Fernandes.

A página do evento integra.ufms.br está sendo preparada e logo irá apresentar todas as informações sobre o evento deste ano. Também no site é possível acessar os Anais da edição do Integra realizada em 2019. Para conhecer os mais de mil trabalhos apresentados no ano passado, basta clicar aqui. “Recomendamos que os estudantes acessem o site para acompanharem todos os passos que antecedem a realização do evento”, conclui a coordenadora.

Texto: Vanessa Amin

Compartilhe:
Veja também