Mais de mil trabalhos serão apresentados na quarta edição do Integra UFMS

Postado por: Williams Lopes Souza

Evento terá 726 avaliadores de diversas cidades do país

Entre os dias 5 e 9 de outubro será realizada a quarta edição do Integra UFMS. Considerado o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, o Integra UFMS vai reunir, neste ano, 1.153 trabalhos técnicos, científicos, culturais, artísticos e de inovação desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Cidade Universitária e dos câmpus.

Devido a pandemia da Covid-19, o evento será totalmente on-line. “Mesmo em um cenário de pandemia e diante de tantos desafios que ela nos trouxe, o número de submissões neste ano se equiparou ao do ano passado. Isso mostra que estamos superando as dificuldades e mantendo nossas atividades acadêmicas com qualidade”, avalia a coordenadora do Integra UFMS Luciana Montera. “Um fator positivo do formato on-line foi a possibilidade de ampliarmos e diversificarmos o time de avaliadores, agregando mais valor à avaliação”, comemora.

Não é necessário se inscrever para participar da programação de lives ou para acessar os trabalhos que estarão disponíveis na semana de realização do evento. “Não existe inscrição para participar do evento. Todos podem visitar a página integra.ufms.br e conhecer os trabalhos. Durante as lives, haverá lista de presença, assim, quem participar poderá receber certificado”, explica a coordenadora.

Premiação

Uma comissão de avaliadores composta por 726 professores do ensino superior e servidores de instituições públicas e privadas de diversas cidades do Brasil, estudantes de pós-graduação e técnicos da UFMS e graduados com experiência extensionista vai avaliar e escolher os melhores trabalhos.

“A avaliação acontecerá também de forma virtual, a partir da leitura dos resumos e avaliação dos vídeos pelos avaliadores que utilizarão o aplicativo Safec”, esclarece Montera. Os que receberem as melhores notas serão premiados em uma cerimônia especial realizada no dia 10. Serão adotados os seguintes critérios para julgamento: estrutura visual, organização e disposição das informações no vídeo, postura na apresentação, clareza na exposição e articulação de ideias, na abordagem dos conteúdos e criatividade na produção do vídeo.

Em até uma semana antes do evento, o avaliador poderá conferir, na sua área no Safec, a lista de trabalhos que irá avaliar. A equipe da Comissão Científica do Integra está responsável pela atribuição dos trabalhos aos avaliadores segundo as áreas de atuação declaradas no momento do cadastro. “No Safec estará disponível a lista de trabalhos de cada um dos avaliadores, que, por sua vez, devem acessar o site integra.ufms.br e buscar o resumo e vídeo dos trabalhos que devem avaliar para, então, responder às perguntas da avaliação no aplicativo”, explica.

Mais informações e dúvidas

Para mais informações ou dúvidas a respeito do Integra UFMS basta enviar e-mail para integra@ufms.br. “Recomendamos que os estudantes com trabalhos aprovados acessem o site regularmente para acompanharem todos os passos que antecedem a realização do evento”, conclui a coordenadora.

Integra EaD e Fetec MS

Entre os dias 5 e 9 de outubro também serão realizados o Integra EaD e a décima edição da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul. Os dois eventos fazem parte do Integra UFMS 2020 e acontecem em formato virtual.

Da Fetec MS participam alunos das redes pública e particular de ensino de todo o país, do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo EJA e alunos do 1º ao 7º semestre do ensino técnico. Alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental também participam na categoria FeteccMS Júnior. Para conferir a programação e a relação dos trabalhos finalistas da Fetec MS basta acessar o site https://www.fetecms.com/.

Já o Integra EaD é voltado para aqueles que tenham interesse sobre as temáticas de educação e tecnologias. O evento reunirá palestrantes e pesquisadores nacionais e internacionais, além da oferta de minicursos e apresentação de trabalhos de professores e gestores de universidades e da educação básica, bem como de estudantes da graduação e pós-graduação. Mais informações sobre o Integra EaD estão disponíveis no site https://integraead.ufms.br/.

Texto: Vanessa Amin