Medicamentos para idosos: Projeto apresentado no Integra UFMS fala dos cuidados que devem ser tomados

Postado por: GABRIEL NERI GONÇALVES DE MATOS

A importância dos medicamentos para idosos (istockphotos)

A pesquisa intitulada “Medicamentos No Idoso: O Que Devo Saber?” feita pelos alunos de farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Yuri da Silva Matias, Caroline Adrinana Jacob Ferraz, Caroline Duveza Ribeiro Lima, Keterli Soares da Silva, Renata Trentin Perdomo, Suzi Rosa Miziara Barbosa, Eduardo Ramirez Meza e Camila Guimaraes Polisel, apresentada no Integra UFMS 2021 retrata que a saúde do idoso requer atenção redobrada, visto que nessa fase da vida as pessoas são mais vulneráveis. Os cuidados devem ser ainda mais intensos no caso de idosos que tomam medicamentos, visto que eles podem esquecer de tomar algum comprimido ou consumir uma dosagem maior do que a recomendada.

Esses hábitos, se forem repetidos, podem trazer consequências negativas para a saúde deles, pois os medicamentos controlados devem ser tomados corretamente. Afinal, a função deles é justamente melhorar a qualidade de vida da pessoa. Um erro muito comum, apontado pelo projeto, que um idoso ou qualquer outra pessoa pode cometer é não seguir as recomendações de um profissional capacitado em relação ao medicamento que está tomando. Se o médico indicou aquela dose é porque ele sabe que aquilo é necessário. Então é importante o cuidado para que os seus familiares idosos e conhecidos tomem as doses corretas do remédio e não parem o tratamento antes do tempo recomendado.

O cronograma previsto para o projeto também aborda temas como: “conhecendo a forma correta de preparar e administrar medicamentos; polifarmácia e medicamentos potencialmente inapropriados para idosos; reações adversas a medicamentos e interações medicamentosas; medicamentos associados ao risco de quedas no idoso; automedicação responsável; uso de fitoterápicos e plantas medicinais no idoso” entre outros, todos temas relevantes e de interesse público.

Texto: Bianca Silva – Repórter Júnior

Compartilhe:
Veja também