Gincana virtual incentiva alunos a praticarem o raciocínio lógico

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Herivelto Júnior de Jesus Monteiro, acadêmico do Curso de Sistema de Informação do Campus do Pantanal, apresentou no Integra UFMS como foi desenvolvido o projeto “Mentes brilhantes: em busca de talentos em tempos de coronavírus”. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento matemático e lógico na região pantaneira de Corumbá e Ladário, o projeto tem como foco estimular alunos de escolas municipais e estaduais a trabalharem suas capacidades cognitivas, usando desafios lógicos. Para isso, foi realizada uma gincana virtual entre as escolas aproveitando da competitividade saudável para promover alunos talentosos. A execução dessa gincana ocorreu por meio de várias ferramentas de mídias digitais, e os resultados obtidos demonstram a facilidade das gerações atuais em lidar com tecnologias, ao mesmo tempo em que a cultura da região não incentiva o desenvolvimento interno dos alunos, por não desafiar as jovens mentes.   Para mais informações, acesse aqui.   Texto e imagem: Elissandra Cristina Ramalho  – Estagiária da Agecom no Cpan  


O circo chegou ao CPAN

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O acadêmico de Educação Física do Campus do Pantanal Rennan Garcia Mendez trouxe para o Integra UFMS as ações realizadas pelo grupo “Los Pantaneiros” no ano de 2019, sob a orientação do professor Rogério Zaim de Melo. Um grupo que surgiu por meio das ações de um projeto de extensão sobre o circo e atividades físicas no CPAN, com uma rotina de dois encontros semanais, onde são realizados diversos treinamentos e acrobacias no solo, tecido acrobático, lira, trapézio fixo, malabarismos, equilíbrio em perna de pau, palhaçaria e saltos no minitrampolim. Aberto a todos que queiram participar, tendo como requisito gostar do circo e não possuir medos para romper limites. O projeto oportuniza a todos a chance de se expressar e ter contato com a riqueza do circo.   Para mais informações sobre, acesse aqui.   Texto e imagem: Elissandra Cristina Ramalho – Estagiária da Agecom no Cpan  


Efeito do óleo essencial de Ylang-ylang em resposta inflamatória aguda

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A inflamação é uma resposta de tecidos vivos vascularizados, diante de uma lesão tecidual ou infecção e envolve uma ação coordenada do sistema imunológico e uma série de fatores que levam ao surgimento de sinais como dor, calor, edema, rubor e perda de função. O recrutamento e a migração de leucócitos para o foco da lesão são etapas cruciais na resposta inflamatória. Óleos essenciais são misturas naturais complexas de metabólicos secundários voláteis e podem ser obtidos de diversas partes das plantas. “O óleo essencial de Ylang-ylang é amplamente utilizado na indústria e é derivado da planta C. odorata, popularmente conhecida como Ylang-ylang, típica do sudeste asiático”, explica a acadêmica Evelyn Chaves da Silva que apresenta no Integra o trabalho “Avaliação do efeito do óleo essencial de Ylang-ylang sobre o recrutamento leucocitário na resposta inflamatória aguda em roedores”, orientada pelo professor Saulo Euclides Silva Filho (Faodo). Os estudos acerca do óleo são escassos ainda e, por isso, ela propõe estudar a ação anti-inflamatória do composto. “O objetivo do nosso trabalho foi avaliar a atividade anti-inflamatória do óleo essencial de Ylang-ylang sobre o recrutamento leucocitário em modelo experimental de peritonite induzida por zymosan em camundongos, bem como analisar o tipo celular predominante no processo”, expõe. Saiba mais aqui.   Texto: Paula Pimenta  


Canto Coral une estudantes e comunidade com a arte da música

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Colaborar com a formação cultural da comunidade interna e externa da UFMS é o objetivo do “Projeto Canto Coral – CPAQ”, desenvolvido no Campus de Aquidauana. A ação é coordenada pelas professoras Cinara Baccili Ribeiro (IFMS) e Ana Paula Archanjo Batarce. Em execução desde 2017, os encontros reúnem técnicos, professores, acadêmicos da UFMS e IFMS, e a comunidade local. “Nos encontros os participantes aprendem teoria musical, exercícios respiratórios e aquecimento vocal. Ao final do semestre, realizaremos uma apresentação regional cujo compositor é Marcos Araújo. Na apresentação, colocaremos em prática tudo que aprendemos no decorrer do semestre”, explica Caroline Rodrigues de Souza, estudante de Matemática. Devido a pandemia, as reuniões estão sendo realizadas semanalmente pelo Google Meet. Neste novo cenário, a metodologia foi adaptada para proporcionar a interação entre os integrantes do projeto por meio do desenvolvimento de canto a duas vozes e auxiliar no resgate da cultura musical e sua permanência. O Projeto Canto Coral atua diretamente na formação cultural da comunidade interna e externa. Sua realização enriquece o saber artístico e aperfeiçoa a capacidade dos integrantes, a partir da apreciação musical.   Saiba mais aqui   Texto e imagens: Juliana Ovelar – Estagiária da Agecom no CPAQ  


Condições de saneamento básico e ambiental de Aquidauana são investigadas

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A preocupação ambiental e as condições de saneamento básico no município de Aquidauana incentivaram o estudante de Geografia do Campus de Aquidauana (CPAQ), Ian Nícolas Velasquez Ferraz, a realizar o trabalho “Saneamento Ambiental e Saúde: Um estudo das condições ambientais da área urbana de Aquidauana e suas implicações na saúde da população”. Orientada pela professora Lucy Ribeiro Ayach, a pesquisa pertence ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O estudo tem o objetivo de analisar as condições de saneamento básico e ambiental do município de Aquidauana e sua relação com a saúde da população. “Segundo a lei n° 11.445/07, o saneamento básico precisa proporcionar e fornecer um tratamento adequado de esgoto, tratamento de água e coleta seletiva decente e digna para todos”, explica Ian. Com abordagem sistêmica, a pesquisa foi realizada a partir de revisões bibliográficas sobre o tema e levantamentos de dados junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Aquidauana e Secretaria de Saúde do município de Aquidauana. Os resultados parciais revelam deficiência na infraestrutura de saneamento básico do município, disposição inadequada de resíduos sólidos realizada pela população e índices elevados de dengue na região. Esses fatores atingem diretamente a saúde ambiental e a qualidade de vida dos moradores. Sobre a incidência de dengue, o estudante destaca que o comportamento inadequado da população influencia os números de casos da doença. “Lixos que são abandonados em terrenos baldios e principalmente a falta de educação da população. De nada adianta a Prefeitura, em trabalho com a Secretaria de Saúde, limpar as ruas se a atitude da população não colabora para que o município mantenha suas ruas limpas”, concluiu.   A apresentação completa pode ser conferida aqui   Texto e imagem: Juliana Ovelar – Estagiária da Agecom no CPAQ  


Ensino de Libras nas escolas indígenas de Mato Grosso do Sul

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Crianças surdas têm o direito garantido por lei de estudar em uma escola comum e regular que dê garantias de meios e recursos que supram suas necessidades e impedimentos de aprendizagem. Porém, como isso se dá na educação escolar indígena? “Infelizmente a questão indígena e a surdez ainda são assuntos atuais e precisam de maior dedicação e pesquisa”, afirma a estudante do curso de Letras, Maressa Mendes Martins, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que realizou o projeto “Uma incursão pelo ensino de Libras nas escolas indígenas”. De acordo com Maressa, apesar de a educação ser um direito social que “ainda requer progredir em políticas públicas que vão atender aos povos indígenas e suas demais necessidades”. O trabalho irá elaborar um levantamento de dados sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas indígenas e em escolas com grande presença de alunos indígenas, porém no momento, por conta da pandemia, o foco se deteve a leituras de bibliografias sobre o tema. Assista aqui a apresentação do trabalho.   Texto: Leticia Bueno  


Pesquisador analisa índices de crescimento dos municípios

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O pesquisador Marcelo Emanoel Dias Barbosa, egresso da Escola de Administração e Negócios (Esan), realizou um estudo sobre a relação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Produto Interno Bruto (PIB) no desenvolvimento do estado. “Esse trabalho tem o objetivo de analisar o Índice de Desenvolvimento Humano de Mato Grosso do Sul entre 2010 e 2016, comparar seu desenvolvimento econômico com seu respectivo desenvolvimento social durante esse período e observar se houve ou não correlação entre os índices de desenvolvimento social com o PIB”, explica. Intitulado “Desigualdades regionais em municípios do estado de Mato Grosso Do Sul: relação entre IDH e PIB no desenvolvimento econômico”, a tese visa comprovar a teoria que diz que o aumento do PIB foi consequente de políticas públicas para a melhoria do padrão de vida e produtividade (por meio da educação) ou por outros fatores que não foram influenciados pelo aumento do IDH, como o aquecimento das commodities no mercado internacional e o fomento do agronegócio ou da indústria nesse municípios. Confira na íntegra a apresentação da tese.   Texto: Leticia Bueno  


Tocando Átomos: projeto visa melhorar ensino de Química a pessoas com deficiência visual

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Integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) de Química realizaram um projeto que auxilia e melhora o ensino de Química a pessoas com deficiência visual, o Tocando Átomos. “Foram encontrados empecilhos no ensino da Química para pessoas portadoras de deficiência visual. Os educadores sentem dificuldade no ensino da matéria por ela exigir muito da visão para melhorar sua compreensão, porque a matéria trabalha com pesos, ligações e espaços em 3D”, explica o estudante Luiz Guilherme Fernandes Ferreira, um dos autores. Portanto, o projeto visa proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade utilizando materiais de baixo custo e assegurando a qualidade do ensino e dos materiais. A ideia é que sejam produzidas ferramentas pedagógicas inclusivas, como a tabela periódica impressa em Braile e moléculas fabricadas em impressão 3D, para que os alunos possam ter contato com o mundo atômico. “A finalidade é fornecer aos alunos um acesso à atomística, o estudo dos átomos, para que eles possam entender as conformações moleculares, as geometrias, as ligações e também associar tudo isso com o que ele vai encontrar na tabela periódica”, declara. Veja aqui a apresentação do projeto na íntegra.   Texto: Leticia Bueno  


Confira os efeitos da inundação na concentração de CO² no Pantanal

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Você sabe qual seria o impacto caso haja gás carbônico concentrado no Pantanal? Os estudantes Suzi Ferreira Moraes, Giovanni Macedo Rescigno e Waldeir Moreschi realizaram a análise “Efeito da inundação na concentração de CO² atmosférico no Pantanal”, apresentado no Integra UFMS. “Diante do cenário de mudanças climáticas, há muita incerteza de como os processos de trocas gasosas nos ecossistemas naturais irão responder. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação sazonal da concentração de CO2 Atmosférico na região do Pantanal e entender como os pulsos anuais de inundação alteram a concentração do gás no perfil da baixa atmosfera”, explica Suzi. Para coletar os dados para realização da pesquisa, um analisador de gases por infravermelho de caminho fechado, funcionando de forma intermitente durante quatro meses na Base de Estudos do Pantanal (BEP-UFMS). Veja aqui os resultados obtidos por Suzi e seus colegas.   Texto: Leticia Bueno  


Pedagogia e Zootecnia se juntam para apoiar professores do campo e incentivar a agroecologia

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A estudante Milena Karina Carneiro Cristaldo, graduanda de Pedagogia, apresentou no Integra UFMS sobre o “Programa de apoio à formação de professores: educação do campo e agroecologia”. A apresentação focou nas reflexões que surgiram com a experiência de Milena durante o programa. “Com esse curso eu consegui ter uma emancipação humana, eu tive um aprendizado humano. Nós levamos a teoria a eles, mas eles trouxeram a mim, para a minha formação, um enriquecimento humano, um enriquecimento de mundo”, relembra. Segundo ela, os professores do campo são muito abertos a realizar a formação continuada e o programa ser da UFMS os deixaram ainda mais seguros em seguir com os estudos após a formação. Dener Vida, graduando de Zootecnia, também realizou a apresentação do trabalho. Ele resume os objetivos do programa em “levar informação e conhecimento, não só para os professores, mas também para os jovens estudantes, sobre a importância da agroecologia e da agricultura familiar”. Assista aqui a apresentação completa.   Texto: Leticia Bueno      


INTEGRA 2023

Realizado desde 2017, o Integra UFMS é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é reunir em um só local o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

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