O Livro Absoluto – O Pequeno Príncipe e a Pedagogia

Postado por: GABRIEL NERI GONÇALVES DE MATOS

Livro O Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry, e uma pelúcia de um dos personagens

O Pequeno Príncipe, livro de Antoine de Saint-Exupéry, é uma das obras mais traduzidas do mundo, o que leva ao apelido de “Livro Absoluto” – o livro lido por aqueles que só leram um livro -. Nele, é contada a história de um aviador que acaba no deserto após seu avião cair, e encontra assim um pequeno menino de cabelos dourados. O livro narra a jornada dos dois rapazes e a vida do garoto, que ensina lições valiosas para o senhor. A cada página, surge uma surpresa diferente em relação às histórias contadas, que trazem à tona verdades que precisam ser ouvidas de um jeito leve e ilustrativo.

E foi esse o livro escolhido para apresentar uma nova proposta pedagógica. Em “A Obra O Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry: Uma Análise Para a Atuação Docente”, estudo apresentado no Integra UFMS, de Camila Ferreira da Silva e Janaína Nogueira Maia Carvalho, derivado do projeto “Atuação e Formação Docente: Um Encontro com O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry”. A pesquisa explora a obra e discute suas simbologias, com o objetivo de ressaltar a arte de contar histórias.

As análises já estão em andamento, e os estudantes de licenciatura possuem agora a possibilidade de desenvolverem práticas pedagógicas a partir do livro, integrando diversas áreas do conhecimento e fortalecendo as relações entre cultura, arte, literatura, e outras áreas.

Texto e foto: Julia Novaes Fernandes Coutinho – Repórter Júnior