Pandemia, saúde mental e mídias sociais: estratégias em educação

Postado por: Ana Klara Tortoza Deleprani

É fato que a pandemia de Covid-19 forçou mudanças na rotina de muitas pessoas, mas um dos assuntos recorrentes é como a pandemia tem afetado a saúde mental dos brasileiros. A acadêmica de Enfermagem da UFMS, Larissa Barbosa Bastos tratou desse assunto no trabalho “O uso das tecnologias digitais como estratégia na educação em saúde para a promoção da saúde mental”. A estudante também faz parte do projeto de extensão “Ações Assistências de Enfermagem em Saúde Mental”, de onde saíram as ações que fizeram surgir a pesquisa.

O tema proposto aborda o alinhamento do contexto pandêmico com o uso das mídias sociais para promover a educação em saúde mental, justamente em um momento tão incerto e que exige constantemente adaptações de rotina, seja ela de estudos, trabalho ou lazer. “O uso das mídias sociais tem sido uma ferramenta para a realização da educação em saúde e proporciona um espaço de interação. Em vista disso, o objetivo deste estudo é relatar a experiência dos acadêmicos do projeto de extensão”, explica Larissa.

Como ação, foram realizados vídeos em formato de entrevista com convidados especialistas da área da saúde mental. As entrevistas foram gravadas via Google Meet, editadas e depois foram transmitidas no Instagram e no Facebook da Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME). Os integrantes da Liga também produziram uma cartilha voltada à produção de vídeos para realização da educação em saúde.

“A produção de vídeos estimula a interdisciplinaridade do aprendizado e promove a assistência em saúde mental a um público de diversas circunstâncias”, conclui a estudante.

Se interessou? Confira a apresentação do trabalho na íntegra clicando aqui

 

Texto e imagens: Gabriela Vilela – Estagiária da Agecom

 

Entrevista realizada pela Liga Acadêmica

Larissa comenta relevância social do projeto

Compartilhe:
Veja também