Percepção sobre saúde mental entre agentes comunitárias de saúde é avaliada por estudantes

Postado por: Alíria Aristides

As acadêmicas da UFMS, campus de Três Lagoas, Camila Fleury e Anna Carla Bento, orientadas pelo professor Edirlei Machado, realizaram um estudo de natureza qualitativa do tipo exploratório, intitulado “Desvelando o cuidado em saúde mental na percepção de agentes comunitários”, cujo objetivo foi analisar a percepção dos agentes comunitários de saúde sobre os cuidados em saúde mental.

Como metodologia, foram coletados dados entre setembro e novembro de 2019, na qual 16 agentes comunitárias de saúde participaram de entrevistas semiestruturadas. A partir desses dados, as pesquisadoras construíram duas categorias temáticas: desvelando a saúde mental e os desafios e práticas de ações de saúde mental.

De acordo com as análises realizadas, observou-se que as entrevistadas trouxeram em suas falas exemplos relacionados a sua própria saúde mental, já em relação aos desafios foram citados: o medo, a negação do usuário com transtorno mental e a falta de resolução.

Ressaltou a expositora, Camila Fleury, que a partir dessa pesquisa foi possível observar uma lacuna que aponta para a necessidade de ampliação dos processos formativos em saúde mental para as agentes comunitária. Disse ainda que “essa ausência de formação reflete em preconceitos e fragilidades do agente comunitário em produzir saúde mental e do usuário em aceitar os cuidados”.

Para mais informações da pesquisa clique aqui

Por: Evelyn da Costa Souza (estagiária da agecom no CPTL)

Camila Fleury, expositora do projeto

Compartilhe:
Veja também