Premiação encerrou Integra UFMS 2020

Postado por: Rose Pinheiro

O maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, Integra UFMS 2020 foi encerrado na manhã de hoje, 10, com a premiação dos trabalhos. A cerimônia virtual foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

Em razão da pandemia da Covid-19, a quarta edição do evento foi realizada totalmente on-line, com uma programação de lives científicas e culturais e apresentação dos trabalhos por meio de vídeos.

Ao todo 1114 projetos técnicos, científicos, culturais, artísticos e de inovação, foram apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação de todos os câmpus. A avaliação dos trabalhos foi realizada por 726 colaboradores de todo o Brasil, entre professores do ensino superior, técnicos administrativos e profissionais de instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa, estudantes de pós-graduação e egressos com experiência extensionista. Os avaliadores utilizaram o Sistema de Avaliação de Feiras e Eventos Científicos (Safec), desenvolvido pelo professor Amaury de Castro Junior, em colaboração atual com o estudante da Faculdade de Computação (Facom), Mario de Araújo Carvalho.

A coordenadora geral do evento, Luciana Montera Cheung apresentou alguns dos resultados contabilizados até o momento. O site do Integra UFMS 2020 recebeu mais de 20 mil acessos entre os dias 5 e 8 de outubro. As participações nas lives somaram quase 5 mil pessoas, contando somente as que assinaram as listas de presença. O canal da TV UFMS por onde as lives foram transmitidas alcançou também entre 5 e 8 de outubro, mais de 100 mil visualizações. “Foi um alcance muito expressivo e obtivemos uma avaliação bastante positiva dos participantes das lives que assinaram as listas. Eles foram convidados a preencher um questionário e os resultados foram disponibilizados também no site do Integra”, disse.

A professora agradeceu ainda a todas as equipes que se dedicaram muito para que o evento fosse realizado. “Agradeço aos estudantes, professores e técnicos administrativos das pró-reitorias e agências, da Proece, Prograd, Propp, Aginova, Agecom, Agetic, entre outras; agradeço aos colaboradores que participaram do enquadramento dos trabalhos; aos desenvolvedores do Safec; aos avaliadores daqui e de todo o país que colaboraram com o evento; aos participantes do projeto Repórter Junior, que participaram da cobertura dos projetos; e aos estudantes e orientadores que enfrentaram esse novo desafio em 2020, a produção dos vídeos de apresentação. Quem acompanhou e prestigiou a apresentação dos trabalhos pôde ver quão diversa foi a produção e quanto empenho colocaram nessa tarefa, além da qualidade dos projetos”.

O reitor Marcelo Turine enfatizou a importância da ciência para o desenvolvimento. “Sem a ciência não haverá solução para os grandes desafios da nossa sociedade. Os projetos apresentados e discussões realizadas mostraram a importância da UFMS para o estado, país e para o mundo. Foi um evento com lives inovadoras, polêmicas, fico feliz de a comissão científica e a comissão organizadora não terem censurado nenhum projeto e nenhum tema de debate estratégico para o desenvolvimento. Novamente, a Universidade se destacou pela liberdade de expressão, que é um ato constitucional e de responsabilidade dos nossos gestores. É uma alegria muito grande terminar esse ciclo de gestão com uma realização como esta, o Integra conectado com a Fetec MS e Integra EaD, que nos permitem valorizar cada vez mais a educação e a ciência, nossos jovens que são o futuro de MS e do Brasil. Parabéns a todos os estudantes que participaram desse evento e a todos os professores que incentivam no dia a dia a valorização da ética, da ciência, do estudo, do comprometimento com a sociedade brasileira”, afirmou.

 

Premiação

O Integra UFMS 2020 reuniu o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

Os trabalhos foram distribuídos por áreas de conhecimento e os mais bem avaliados em cada área foram premiados. Receberam premiação ainda trabalhos selecionados pela Aginova, Proece, Prograd e Propp e os que obtiveram mais visualizações em seus vídeos.

 

Aginova

Trabalho: Redução da emissão de gases de efeito estufa por meio da implantação de uma ciclovia com postos de bicicletas compartilhadas na UFMS – Campo Grande

“É uma satisfação ver as empresas juniores da UFMS participando do evento com trabalhos desenvolvidos por meio do edital para projetos que visam a inovações que atendam a questões da própria Universidade. O trabalho é muito relevante e vem atender a uma demanda que está prevista no nosso plano de logística sustentável”, destacou o diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira.

 

Proece

Trabalho: III EIGEDIN – Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação

“O trabalho nos chamou a atenção por conta do impacto causado na região. Vemos uma movimentação grande e de diversos setores em prol da melhoria da qualidade de vida da população, da melhoria dos negócios, capitaneados pela UFMS. Além do impacto social, o evento promove também o conhecimento aprofundado do tema”, disse o pró-reitor Marcelo Fernandes Pereira.

Trabalho: Projeto Itamarati- 3 anos de tratamento restaurador atraumático associado à promoção de saúde

“O projeto teve um engajamento enorme e nos dá muito orgulho porque os pesquisadores partiram de uma nova técnica de restauração dentária que pudesse ser aplicada no campo, com poucos recursos. É um excelente trabalho de extensão, assim como muitos outros desenvolvidos na UFMS. Parabenizo a todos os participantes”, apontou o pró-reitor da Proece.

 

Prograd

Trabalho: ELAS Programando com o App Inventor

“Além de ser o melhor avaliado no Safec, o projeto reuniu características importantes como o envolvimento de estudantes de diversos cursos, mesmo que dentro da mesma Faculdade, e o que é mais interessante, são estudantes que além de calouras, são meninas que também representaram uma área de conhecimento que culturalmente é predominada por meninos. Um outro fator importante foi sua relevante contribuição perante as dificuldades referentes ao período do ensino remoto de emergência”, explicou o secretário especial de Educação a Distância Hércules Sandim, representando o pró-reitor Ruy Correa Filho.

 

Propp

Trabalho: Os entraves à efetivação dos direitos reprodutivos, sexuais e matrimoniais das pessoas com deficiência

“É uma satisfação muito grande participar desse momento de congratulação aos premiados pelos melhores trabalhos. Vimos projetos de muita qualidade o que nos deixa felizes o comprometimento dos estudantes e professores com suas pesquisas e com o Integra. Parabenizo aos autores deste trabalho, o escolhemos dentre os mais bem avaliados no Safec e com maiores notas no quesito criatividade”, informou o pró-reitor Nalvo Franco de Almeida Junior.

 

Categoria trabalhos mais bem avaliados por área de conhecimento:

 

Ciências Sociais Aplicadas

Trabalho: Ciência e Mídia no Brasil: análise das publicações da Folha de São Paulo relacionadas a obesidade (2003-2018)

 

Ciências Humanas

Trabalho: A consciência do mundo da arte: o ativismo bem-humorado das guerrilla girls

Trabalho: Trabalhadoras rurais: as mulheres de Mato Grosso do Sul

Trabalho: O esporte adaptado como conteúdo da educação física escolar: análise a partir do estágio supervisionado

 

Ciências Biológicas

Trabalho: Asteraceae da Estrada Parque do Pantanal de Mato Grosso do Sul

 

Ciências Exatas e da Terra

Trabalho: Hipótese de Riemann: o problema de 1 milhão de dólares

 

Ciências Agrárias

Trabalho: Índices produtivos e econômicos em sistema de produção de cordeiros para o abate em Mato Grosso do Sul

Trabalho: Avaliação da autenticidade de produtos cárneos embutidos comercializados no estado de Mato Grosso do Sul por meio da reação em cadeia da polimerase (pcr)

 

Ciências da Saúde

Trabalho: Aspectos clínicos e epidemiológicos de aspergilose em um hospital de referência de Mato Grosso do Sul

Trabalho: Produção de material áudio-visual de promoção de saúde referentes a importância da adesão e reforços nos hábitos de higienização dentária no período de quarentena pela Covid-19

Trabalho: Epidemiologia de gestantes com infecção pelo vírus Zika em Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, 2015-2017

 

Engenharias

Trabalho: Monitoramento da qualidade da água em bacias hidrográficas urbanas

 

Linguística Letras e Artes

Trabalho: PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS: aprendizagem musical atráves do canto coral

 

Multidisciplinar

Trabalho: Universidade necessária

 

Categoria vídeos mais visualizados:

 

Ciências da Saúde

Trabalho: A ressignificação metodológica do PET/Saúde-EIP na pandemia

Trabalho: Projeto terapeutico singular e inteprofissionalidade: aprendizados práticos no PET-Saúde 

 

Ciências Humanas

Trabalho: Projeto no cinema: diferentes olhares para as crianças e sua/s infância/s

 

Multidisciplinar

Trabalho: Clube de leitura – porque ler nunca é demais

 

 

 

 

Texto: Ariane Comineti

Compartilhe:
Veja também