Aluna realiza análise de testes comportamentais em modelo animal de autismo
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A aluna Isabelle Tiemi Trevisolli desenvolveu em 2020 uma pesquisa vinculada ao Programa de Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), intitulada “Análise de testes comportamentais em modelo animal de autismo por indução pré-natal ao ácido valpróico”. Os resultados encontrados foram apresentados pela estudante no Integra deste ano. Isabelle explica que o objetivo de seu estudo foi verificar no modelo animal de autismo induzido por ácido valpróico, a expressão de comportamentos estereotipados, interação social e ansioso. Os testes comportamentais utilizados foram: Teste de Campo Aberto para avaliar comportamento exploratório, repetitivo e estereotipado; Teste de Interação Social para avaliação de déficits na sociabilidade; e Teste de Labirinto em Cruz Elevado em que foi avaliado o comportamento do tipo ansioso dos animais. “A constatação de características autistas no modelo animal de aplicação do ácido valpróico está bem estabelecida na literatura, tornando-se uma opção viável para investigar detalhadamente as funções comportamentais alteradas”, explica Isabelle. A aluna complementa que por meio de estudos como este é possível realizar a testagem de novos tipos e tratamento. Isabelle relata que não foram encontradas diferenças significativas na expressão dos comportamentos avaliados nos testes realizados entre os grupos controle e experimental. “Diante dos resultados, considerou-se que o número de ratos foi pequeno, o que pode ter influenciado nos resultados. Portanto, é importante que análises com um número maior de animais sejam realizadas para o esclarecimento dos achados deste estudo”, diz a estudante. Clique aqui e confira a apresentação de Isabelle Tiemi. Esse projeto faz parte de vários outros da área de Ciências Sociais Aplicadas apresentados no Integra UFMS 2020 – Live, evento que segue com programação até sexta-feira, dia 9. Para mais informações, acesse integra.ufms.br. Brunna Oliveira – Estagiária da Agecom no Cpar

