Premiação encerrou Integra UFMS 2020

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O maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, Integra UFMS 2020 foi encerrado na manhã de hoje, 10, com a premiação dos trabalhos. A cerimônia virtual foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS. Em razão da pandemia da Covid-19, a quarta edição do evento foi realizada totalmente on-line, com uma programação de lives científicas e culturais e apresentação dos trabalhos por meio de vídeos. Ao todo 1114 projetos técnicos, científicos, culturais, artísticos e de inovação, foram apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação de todos os câmpus. A avaliação dos trabalhos foi realizada por 726 colaboradores de todo o Brasil, entre professores do ensino superior, técnicos administrativos e profissionais de instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa, estudantes de pós-graduação e egressos com experiência extensionista. Os avaliadores utilizaram o Sistema de Avaliação de Feiras e Eventos Científicos (Safec), desenvolvido pelo professor Amaury de Castro Junior, em colaboração atual com o estudante da Faculdade de Computação (Facom), Mario de Araújo Carvalho. A coordenadora geral do evento, Luciana Montera Cheung apresentou alguns dos resultados contabilizados até o momento. O site do Integra UFMS 2020 recebeu mais de 20 mil acessos entre os dias 5 e 8 de outubro. As participações nas lives somaram quase 5 mil pessoas, contando somente as que assinaram as listas de presença. O canal da TV UFMS por onde as lives foram transmitidas alcançou também entre 5 e 8 de outubro, mais de 100 mil visualizações. “Foi um alcance muito expressivo e obtivemos uma avaliação bastante positiva dos participantes das lives que assinaram as listas. Eles foram convidados a preencher um questionário e os resultados foram disponibilizados também no site do Integra”, disse. A professora agradeceu ainda a todas as equipes que se dedicaram muito para que o evento fosse realizado. “Agradeço aos estudantes, professores e técnicos administrativos das pró-reitorias e agências, da Proece, Prograd, Propp, Aginova, Agecom, Agetic, entre outras; agradeço aos colaboradores que participaram do enquadramento dos trabalhos; aos desenvolvedores do Safec; aos avaliadores daqui e de todo o país que colaboraram com o evento; aos participantes do projeto Repórter Junior, que participaram da cobertura dos projetos; e aos estudantes e orientadores que enfrentaram esse novo desafio em 2020, a produção dos vídeos de apresentação. Quem acompanhou e prestigiou a apresentação dos trabalhos pôde ver quão diversa foi a produção e quanto empenho colocaram nessa tarefa, além da qualidade dos projetos”. O reitor Marcelo Turine enfatizou a importância da ciência para o desenvolvimento. “Sem a ciência não haverá solução para os grandes desafios da nossa sociedade. Os projetos apresentados e discussões realizadas mostraram a importância da UFMS para o estado, país e para o mundo. Foi um evento com lives inovadoras, polêmicas, fico feliz de a comissão científica e a comissão organizadora não terem censurado nenhum projeto e nenhum tema de debate estratégico para o desenvolvimento. Novamente, a Universidade se destacou pela liberdade de expressão, que é um ato constitucional e de responsabilidade dos nossos gestores. É uma alegria muito grande terminar esse ciclo de gestão com uma realização como esta, o Integra conectado com a Fetec MS e Integra EaD, que nos permitem valorizar cada vez mais a educação e a ciência, nossos jovens que são o futuro de MS e do Brasil. Parabéns a todos os estudantes que participaram desse evento e a todos os professores que incentivam no dia a dia a valorização da ética, da ciência, do estudo, do comprometimento com a sociedade brasileira”, afirmou.   Premiação O Integra UFMS 2020 reuniu o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS). Os trabalhos foram distribuídos por áreas de conhecimento e os mais bem avaliados em cada área foram premiados. Receberam premiação ainda trabalhos selecionados pela Aginova, Proece, Prograd e Propp e os que obtiveram mais visualizações em seus vídeos.   Aginova Trabalho: Redução da emissão de gases de efeito estufa por meio da implantação de uma ciclovia com postos de bicicletas compartilhadas na UFMS – Campo Grande “É uma satisfação ver as empresas juniores da UFMS participando do evento com trabalhos desenvolvidos por meio do edital para projetos que visam a inovações que atendam a questões da própria Universidade. O trabalho é muito relevante e vem atender a uma demanda que está prevista no nosso plano de logística sustentável”, destacou o diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira.   Proece Trabalho: III EIGEDIN – Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação “O trabalho nos chamou a atenção por conta do impacto causado na região. Vemos uma movimentação grande e de diversos setores em prol da melhoria da qualidade de vida da população, da melhoria dos negócios, capitaneados pela UFMS. Além do impacto social, o evento promove também o conhecimento aprofundado do tema”, disse o pró-reitor Marcelo Fernandes Pereira. Trabalho: Projeto Itamarati- 3 anos de tratamento restaurador atraumático associado à promoção de saúde “O projeto teve um engajamento enorme e nos dá muito orgulho porque os pesquisadores partiram de uma nova técnica de restauração dentária que pudesse ser aplicada no campo, com poucos recursos. É um excelente trabalho de extensão, assim como muitos outros desenvolvidos na UFMS. Parabenizo a todos os participantes”, apontou o pró-reitor da Proece.   Prograd Trabalho: ELAS Programando com o App Inventor “Além de ser o melhor avaliado no Safec, o projeto reuniu características importantes como o envolvimento de estudantes de diversos cursos, mesmo que dentro da mesma Faculdade, e o que é mais interessante, são estudantes que além de calouras, são meninas que também representaram uma área de conhecimento que culturalmente é predominada por meninos. Um outro fator importante foi sua relevante contribuição perante as dificuldades referentes ao período do ensino remoto de emergência”, explicou o secretário especial de Educação a Distância Hércules Sandim, representando o pró-reitor Ruy Correa


Trabalhos Premiados no Integra UFMS 2020 – Live

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Conheça os trabalhos que foram premiados no Integra UFMS 2020 – Live   Trabalhos cujos vídeos foram os mais visualizados A RESSIGNIFICAÇÃO METODOLÓGICA DO PET/SAÚDE-EIP NA PANDEMIA PROJETO TERAPEUTICO SINGULAR E INTEPROFISSIONALIDADE: APRENDIZADOS PRÁTICOS NO PET-SAÚDE CLUBE DE LEITURA – PORQUE LER NUNCA É DEMAIS PROJETO NO CINEMA: DIFERENTES OLHARES PARA AS CRIANÇAS E SUA/S INFÂNCIA/S   Trabalhos melhores avaliados, por área, segundo os avaliadores (usando a plataforma safec.ufms.br) Ciências Sociais Aplicadas CIÊNCIA E MÍDOA NO BRASIL: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DA FOLHA DE SÃO PAULO RELACIONADAS À OBSIDADE (2003-2018) Ciências Humanas A CONSCIÊNCIA DO MUNDO DA ARTE: O ATIVISMO BEM-HUMORADO DAS GUERRILLA GIRLS TRABALHADORAS RURAIS: as mulheres de Mato Grosso do Sul O ESPORTE ADAPTADO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Ciências Biológicas ASTERACEAE DA ESTRADA PARQUE DO PANTANAL DE MATO GROSSO DOS SUL Ciências Exatas e da Terra HIPÓTESE DE RIEMANN: O PROBLEMA DE 1 MILHÃO DE DÓLARES Ciências Agrárias ÍNDICES PRODUTIVOS E ECONÔMICOS EM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE CORDEIROS PARA O ABATE EM MATO GROSSO DO SUL AVALIAÇÃO DA AUTENTICIDADE DE PRODUTOS CÁRNEOS EMBUTIDOS COMERCIALIZADOS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL POR MEIO DA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Ciências da Saúde ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DE ASPERGILOSE EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL EPIDEMIOLOGIA DE GESTANTES COM INFECÇÃO PELO VÍRUS ZIKA EM CAMPO GRANDE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, 2015-2017 PRODUÇÃO DE MATERIAL ÁUDIO-VISUAL DE PROMOÇÃO DE SAÚDE REFERENTES A IMPORTÂNCIA DA ADESÃO E REFORÇOS NOS HÁBITOS DE HIGIENIZAÇÃO DENTÁRIA NO PERÍODO DE QUARENTENA PELA COVID-19 Engenharias MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS Linguística, Letras e Artes PCIU – PROJETO CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMS: APRENDIZAGEM MUSICAL ATRÁVES DO CANTO CORAL Multidisciplinar UNIVERSIDADE NECESSÁRIA


Projeto da UFMS explica como o trabalho de leitura estimula o desenvolvimento social das crianças

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O trabalho “Relação entre Educar e Cuidar: Estímulos do desenvolvimento Infantil” foi apresentado no Integra UFMS 2020. A autora do projeto é a aluna de pedagogia Alice Bezerra da Faculdade de Educação (FAED) da UFMS. Ela foi orientada pelas professoras Lilian Cristina Caldeira e Sheila Denise Guimarães Barbosa. Esse projeto tem como objetivo contribuir com o apreço pela leitura, favorecer experiências de letramento, bem como o desenvolvimento intelectual e social das crianças na educação infantil. Texto e foto: Maria Eduarda Tomicha – Repórter Júnior


Profissionais da saúde se formam em curso de Libras do Campus de Três Lagoas

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Curso de libras para estudantes e profissionais da saúde: a experiência do estudo remoto em tempos de pandemia do COVID-19. Esse é o tema que a Claudia Kauany da Silva Hildebrando, integrante do grupo “Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem” , apresenta no seu vídeo para o Integra UFMS. De acordo com Claudia, um Curso de Libras foi criado pelos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul(UFMS) e um interprete de libras. As aulas ocorreram no período de março a junho de 2020, totalizando 40 horas. Mas por causa da quarentena, os encontros foram realizados virtualmente. Ao todo, 52 profissionais se formaram no curso. “A proposta está vinculada a 2 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável global da Organização das Nações Unidas, que é o objetivo número 3 de saúde e bem-estar, e o objetivo número 10 de redução das desigualdades’’ explica a autora sobre a relevância do projeto. Esse trabalho e vários outros podem ser encontrados no site do Integra UFMS. Texto e foto: Carollyne Gomes – Repórter Júnior


PET-Enfermagem da UFMS combate a COVID-19 através de redes sociais

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Vitória Carolina Calister Bastos, acadêmica do curso de Enfermagem da UFMS de Três Lagoas, apresentou o projeto “O Uso das Redes Sociais no Combate ao Coronavírus” no Integra UFMS. O projeto teve a coautoria de Anna Clara Freitas, Brenda Salomão, Daniel Borges, Fernanda Valadão, Luana Feitosa, Maria Eduarda Pascoaloto, Saulo Guilherme Ribeiro e Mara Ribeiro. Todos são bolsistas do PET-Enfermagem. No final de 2019, o SARS-CoV-2, um novo tipo de coronavírus, foi identificado na China. Diante do cenário da pandemia, o grupo resolveu informar a população sobre medidas de biossegurança contra o vírus. Para isso, desenvolveram roteiros e vídeos informativos que, depois disponibilizaram em grupos de WhatsApp e no Instagram do PET-Enfermagem. Foram lançados seis vídeos com as seguintes ações preventivas: “higienização correta das mãos, uso da máscara cirúrgica, medidas a serem tomadas ao chegar em casa, limpeza de superfícies e objetos pessoais, isolamento domiciliar para casos confirmados de COVID-19 e higienização dos alimentos”, explicou Vitória. A ação ocorreu no período de março e abril de 2020. “Com esse projeto, nós conseguimos alcançar o número de 1095 visualizações nos vídeos e 179 curtidas. Esse é o nosso resultado alcançado, esse é o número de pessoas que conseguimos atingir e que esperamos ter conscientizado acerca da prevenção contra a COVID-19”, relata a autora do projeto. Texto e foto: Gabriela de Souza Rosa – Repórter Júnior


Projeto de acadêmica analisa obras de Manoel de Barros

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A aluna Helen Adriele da Cruz, acadêmica de letras da UFMS, apresenta no Integra 2020 o projeto de cunho científico sob a coordenação de Kelcilene Grácia Rodrigues, na sistematização de acervo destinado a estudo sobre Manoel de Barros, poeta brasileiro. Foi criado um material para a análise das escritas de acordo com a abordagem, como data, tema, veículo e outros que auxiliam na organização, com intuito de localizar, de forma mais prática, o que se mostra necessário em pesquisas regulares, o pós-modernista sul-mato-grossense em trabalhos acadêmicos. No processo de pesquisa é preciso se basear em fontes confiáveis, que sejam atualizadas e corrigidas, sendo assim, de fácil acesso e, se possível, disponíveis na internet. A análise da fortuna crítica do escritor pautou-se em outros modelos de escritores do século XX, por exemplo, Ana Maria Oliveira (2001), Cecília Meireles (2008) e Rauer Rodrigues (2013). Assim, com o conjunto literário criado, observa-se a importância da coleta e disponibilização de dados de forma segura e completa para futuras pesquisas. Texto e foto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior


Direito do cidadão é impactado em épocas de pandemia

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A estudante da FADIR (Faculdade de Direito), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Sarah Jane Barbosa Marçal e Silva apresentou seu trabalho ” Falando dos direitos em época de coronavírus “, no evento Integra UFMS. Em seu trabalho, Sarah menciona o forte impacto que o novo coronavírus teve nas empresas e os setores de economia, fazendo com que as vidas das pessoas mudassem drasticamente devida a adesão de medidas preventivas, afim de garantir a saúde dos trabalhadores. Também é discutido o decreto legislativo N.06 de 20 de março de 2020, convertido na lei 14.020 que institui o programa emergencial do emprego e da renda, o que levou a dúvidas sobre situações tuteladas pelo direito, aproveitando-as para citar que os acadêmicos do curso de direito responderam questões com o objetivo de esclarecer situações jurídicas relacionadas ao COVID-19 na rádio educativa UFMS. Para mais informações, procurar no site do Integra UFMS. Texto e foto: Daniel Muramato – Repórter Júnior  


Importância de brincar ao ar livre é tema de projeto de extensão

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O projeto de extensão “Brinquedoteca Aberta” foi desenvolvido no curso de pedagogia por Maria Eduarda Cardoso Sampaio da Silva; Sabrina Terra Pereira; Isabela Araújo Vaca Diez; orientados por Milene Bartolomei Silva e Daniela Cristina Barros de Souza Marcato. Esse estudo participa do Integra desde sua primeira edição em 2017, trabalhando diversas áreas de desenvolvimento e capacitação de discentes. O trabalho já foi submetido a outros eventos como 3ª Jornada brasileira de educação e linguagem, também realizada na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e 4° seminário regional de extensão universitária da região centro-oeste e uma publicação em revista da UFG (Universidade Federal de Goiás). A pesquisa realizada visa a importância de brincar livremente em um ambiente lúdico, que prioriza o brincar como ferramenta essencial. A idade das crianças envolvidas é de quatro e nove anos. São estimuladas através do brincar pensamentos, criatividades, emoções e sentidos. O desenvolvimento da prática pedagógica é organizado de forma que envolva o processo de brincar e sua relevância no processo ensino-aprendizado e de formação do sujeito. A vivência do projeto possibilita aos futuros professores a experiência prática, o que não aconteceria apenas com a teoria. Também desenvolve em acadêmicos de outros cursos, através da observação, um interesse em pesquisar a partir do momento de convivência com as crianças, levando em conta a infância seu desenvolvimento e o processo de brincar. Texto e Foto: Barbara Livoratti – Repórter Júnior


INTEGRA 2023

Realizado desde 2017, o Integra UFMS é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é reunir em um só local o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

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