Campanha de prevenção de ISTs usa Instagram para chegar aos adolescentes

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O Integra UFMS é o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado mato grosso do sul. Nele estão sendo apresentados resultados de projetos realizados por acadêmicos da UFMS. Na edição desse ano as alunas Brenda Vital de Oliveira e Soraya Solon apresentaram seu trabalho sobre a divulgação de medidas de prevenção contra a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Elas mostram que a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde do Adolescente (LAMSA) incentivou a realização de publicações no instagram com a linguagem informal, geralmente utilizada por jovens, querendo levar as informações a esse público. Essas foram expostas da seguinte maneira: “Pegar ISTs na adolescência é cringe?” e “Como se prevenir das ISTs”. Esses títulos, assim como o projeto, tinham a intenção de popularizar detalhes sobre as tais doenças, visando a conscientização e prevenção dos adolescentes sobre as mesmas. As publicações continuam na plataforma cumprindo seu propósito de alertar os adolescentes, que são os mais afetados. Com isso, as estudantes estão tentando aumentar o interesse de prevenção e conscientização desse público jovem. Texto: Ana Clara Viali – Repórter Júnior


Repórter Júnior 2020: Entenda como foi a adaptação para o modo remoto e desenvolvimento do projeto

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O Repórter Júnior é um projeto que se resume a uma prática de educação e comunicação. A ação abrangendo alunos e professores do ensino fundamental e médio da rede pública de Campo Grande como os principais protagonistas. Este programa é baseado em diálogos e construções coletivas. Em suas três edições os jovens jornalistas desenvolveram uma dinâmica para a divulgação científica da UFMS, o Integra. Observa-se que com o agravamento da pandemia, desde o ano de 2020, estes mesmos jovens desenvolveram de modo remoto a cobertura jornalística educomunicativa do integra UFMS, dos dias 5 a 9 de outubro de 2020. Atualmente o mesmo sistema é desempenhado na cobertura do evento. O Repórter Júnior conta com uma equipe denominada “A Formação da Brava”, a Empresa Júnior do curso de Jornalismo da UFMS que aplica as oficinas. O projeto teve como participantes 30 estudantes e 10 professores que receberam informações sobre Educomunicação e jornalismo. Dessa forma foram realizadas 4 oficinas aos sábados, via Google Meet, para a capacitação dos participantes, dentre elas turmas de texto e fotografia, telejornalismo, rádio e mídias sociais. No ano de 2020, os repórteres juniores criaram mais de 150 unidades de materiais jornalísticos que foram veiculados nos canais da Universidade, Instagram e Tik Tok. Assim, os repórteres fizeram revisão de textos, esclarecimento de dúvidas, atividades online e postagem dos materiais elaborados, além da produção de podcast contando com a elaboração de roteiros e gravação de quatro episódios pela Rádio Educativa UFMS (99.9). Dessa forma o diálogo foi muito importante e o incentivo ao protagonismo dos alunos com o suporte dos bolsistas e monitores formou um trabalho excelente com trocas de experiências entre participantes do Repórter Júnior, alunos e professores da rede pública, instrutores do projeto, além dos estudantes e docentes da UFMS. Texto: Samuel Correia Camargo – Repórter Júnior 


Clarice Lispector e a literatura comparada

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Análise comparativa de obras de Clarice Lispector indicam influências de autores estrangeiros A pesquisa feita por Pedro Guilherme, estudante do curso de letras da UFMS, orientada pelo Dr. Rony Márcio Cardoso Ferreira, demonstra nas entrelinhas a dimensão linguística e seus efeitos sobre os ofícios da escritora brasileira Clarice Lispector como autora e tradutora. Objetivando assim, identificar o vínculo dos ofícios como motivação na criação de obras da escritora. O projeto intelectual de Clarice sobre diálogo com outras obras foi analisado por Pedro Guilherme a partir da tradução feita pela autora em 1974 de “O retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde, no mesmo ano, além da tradução, a autora publicou as obras “Via Crucis” e “Onde estivestes de noite”. No ano de seu falecimento em 1977, Clarice também publica “A hora da Estrela” e a pesquisa sucinta durante essa data demonstra a faceta de Clarice em rememorar obras importantes em suas próprias produções. Seguindo os pressupostos da literatura comparada, reflete-se o pensamento crítico e contribuições do ato tradutório para ressaltar as noções de tradução do filósofo franco-argelino Jacques Derrida. Segundo Pedro Guilherme, a tradução é um ato necessário para propor a importância linguística pela diferença entre significante e significado. Com isso, propõem-se analisar e preencher a fortuna criativa de Clarice na prática comparativa para a literatura e cultura nacional. Assim, para ajustar as diferenças entre as palavras e a realidade que contribuíram para sua formação como escritora, Clarice utiliza o fluxo de consciência para as figuras representadas em seu discurso literário. Sua liberdade de criação própria experimenta uma produção reflexiva e modificadora nas aproximações entre obras, línguas e culturas. Texto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior


Literatura infantil na matemática

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O Integra UFMS 2021 é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. Nele são apresentados resultados de projetos realizados por acadêmicos da UFMS, mais especificamente os ligados à Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS). Na edição de 2021, as alunas Bruna Moreira Pongetti e Ana Carolina Faustino apresentaram seu trabalho sobre a possível conexão entre a literatura infantil, matemática e questões étnico-raciais. Esse projeto conta com um curso de extensão que discute incluir a literatura no aprendizado da matemática, o que seria vantajoso na questão da matemática, que costuma ser mais difícil para alunos. O projeto ajudaria essas crianças que estão começando a escolarização, já que os professores ajudariam mostrando livros que incluem matemática. Essa iniciativa tem potencial e melhoraria a visão das crianças sobre a matemática, já que a tal é vista como “chata” por muitos alunos. Além disso, a leitura já inclui as questões étnicos-raciais, o que poderia orientar as crianças para o respectivo futuro e ensinaria que a matemática não precisa ser tão complicada, o que teria muitos resultados positivos. Texto: Ana Clara Viali – Repórter Júnior


Trabalho apresenta ações com parceria empresarial da Apa Baia Negra

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A Apa-Baía Negra é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável no Pantanal e foi criada com o objetivo de compartilhar o uso racional dos recursos ambientais das regiões; sua missão institucional é principalmente proteger a rede hídrica e a diversidade faunística. O conhecimento obtido através do diagnóstico e análise integrada da UC (Unidade de Conservação), com a incorporação de sugestões realizadas nas reuniões técnicas e oficinas de planejamento, conduz ao seu planejamento norteado pelo roteiro metodológico para elaboração de planos de manejo das unidades de conservação estadual do Mato Grosso do Sul (2015) Assim, com o saneamento e seus respectivos programas e ações de gestões é visado assegurar o alcance dos objetivos de criação da UC, inclusiva com a proposição de novos limites da Apa-Baía Negra com base nos levantamentos de campo e a particularidade que a UC apresenta. O trabalho apresentado contempla a parceria entre a Apa-Baía Negra e a empresa JOICE PESCA & TUR, firmada com o intuito de promover o turismo ecológico na região. Texto: Bianca Silva – Repórter Júnior


Gramíneas forrageiras e suas características estruturais e morfogênicas

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Um experimento conduzido por acadêmicos da Faculdade De Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) visa analisar as gramíneas forrageiras, que são plantas constituintes de flores e servem como alimento para animais de pastejo; por se tratarem de uma espécie que são capazes de rebrotar após o corte e pastejo. A morfogênese de uma planta estuda seu desenvolvimento e crescimento das plantas forrageiras. As pesquisas foram realizadas na Fazenda Escola da UFMS, com o objetivo de avaliar as plantas; sendo assim, os pesquisadores chegaram a conclusão que a planta que tece um desenvolvimento estrutural e morfogênico foi o “Capim Quênia”. Texto e foto: Camily Vitória – Repórter Júnior


Projeto leva prática de fotografia e cinema para estudantes do Campus de Navirai

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O projeto Mentes Libertas em Corpos Inquietos é um trabalho que tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos Alunos do CPNV (Campus de Naviraí) sobre a fotografia e cinema, estimulando o desenvolvimento de um processo reflexivo sobre esses dois formatos de produção cultural, não apenas em seus argumentos e símbolos estéticos, como também nos aspectos formais e técnicos. O projeto é realizado desde 2017 no Campus de Naviraí. Em 2020 por conta da pandemia, as atividades foram realizadas pelo Google Meet: sendo quatro oficinas de cinema, quatro oficinas sobre fotografia e três debates de filmes com a participação de professores e alunos do Curso de Audiovisual da UFMS cujo objetivo principal era Desenvolver e aplicar conhecimento sobre técnicas de fotografia e ter noção das principais técnicas cinematográfica. O projeto por fim alcançou seus objetivos, abrangendo estudantes de diferentes Campus da UFMS, dando aos participantes os seus conhecimentos sobre cinema e fotografia em vários aspectos. Texto e foto: Maira Luiza Weiler Rodrigues – Repórter Júnior


A Fortunada Crítica ao Escritor Pós-Moderno Manoel de Barros

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O escritor mato-grossense Manoel Wenceslau Leite de Barros é um assunto recorrente de avaliações e opiniões em jornais e revistas. Sendo grandemente aclamado por sua criatividade voltada à infância, o poeta pós-modernista vem sendo alvo cada vez mais frequente de críticas, em sua grande parte calorosas e surpreendentes. O grande reconhecimento do já falecido escritor é material de análise em “A Recepção Crítica à Obra de Manoel De Barros em Jornais e Revistas (2020)”, que visa catalogar e classificar posteriores comentários a respeito de seus livros O Guardador de Águas e Gramática Expositiva do Chão: Poesia Quase Toda. Desenvolvido por Camila Apostolos Mermiris e Kelcilene Grácia-Rodrigues na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o projeto levanta uma análise acerca da crítica à Manoel de Barros em revistas e jornais, através de um banco de dados seguro, com a intenção de ter suas informações sempre atualizadas, por ser um trabalho contínuo e ilimitado. Texto e foto: Julia Novaes Fernandes Coutinho – Repórter Júnior


A atividade física durante a pandemia e o podcast sendo uma ferramenta crucial

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É de fundamental importância a prática de atividade física durante a pandemia. No ano de 2020, obteve-se o distanciamento social. Como consequência, houve o fechamento dos programas públicos e privados, assim desencadeando o sedentarismo e obesidade na população. Contudo, nesse período, os professores e alunos de educação física/FAED trabalharam com a Rádio Educativa UFMS FM 99.9. Esse programa tem como objetivo instruir, informar e auxiliar as pessoas à prática de exercícios físicos em seu próprio domicílio para o favorecimento da saúde corporal e mental, prevenindo doenças. Os alunos, professores e a rádio FM 99.9 organizaram uma forma de alcançar a população com o “Podcast”; com meios de gravações sendo WhatsApp, Google Meet, Soundtrap.com e Audio-Joiner.com/pt/ e com a equipe FM dando as finalizações. Logo no período de 40 dias, alcançaram 17 municípios, tendo, em janeiro de 2021, 8 episódios por dia. Dessa forma, a equipe UFMS utilizou todos os seus meios de comunicação para atingir a população Sul-Mato-grossense para a prática de atividades físicas. Texto: Samuel Correia – Repórter Júnior


A educomunicação nos desenhos animados

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O ensino sobre comunicação, processos comunicativos e os meios de comunicação se faz necessário pelo demasiado fluxo de informações que existe de forma positiva ou negativa dependendo de seu uso. Sobretudo, em relação a vulnerabilidade do público infanto-juvenil, a exibição de três episódios da animação brasileira “Irmão do Jorel” para estudantes campo-grandenses trouxe reflexão e interação ao identificar temas como estereótipos, preconceitos, padrões de beleza, fake news e desinformação. O projeto foi desenvolvido por Thayná Rafaela de Oliveira no programa de pós-graduação em comunicação da UFMS, sob orientação da profª. Dra. Rose Pinheiro seguindo os princípios da educomunicação. A educomunicação é um recente campo de estudo sobre a fusão das áreas de educação e comunicação e visa a multidisciplinaridade do fluxo de ideias na formação do indivíduo. “Precisaremos de uma educação que nos ajude a nos ensine a lidar e saber aproveitar as mensagens e informações e os diversos conteúdos”, afirma Thayná Rafaela de Oliveira sobre o acesso à informação. Texto e foto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior


INTEGRA 2023

Realizado desde 2017, o Integra UFMS é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é reunir em um só local o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

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