Trabalho apresenta efeito da cheia e seca do Pantanal

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Aprendemos que, por ser uma planície sazonalmente inundável, o Pantanal se caracteriza pelo ciclo de seca e cheia (pulso de inundação). As plantas e os animais são adaptados às suas enchentes e secas anuais. Durante esta fase, as queimadas inadequadas e incêndios na região acentuam ainda mais o estresse dos animais. As chuvas periódicas são as principais responsáveis pelo transbordamento dos rios e lagoas que modificam constantemente a paisagem pantaneira. Nas últimas décadas, essas mudanças têm sido observadas em curtos espaços de tempo e de forma mais intensa; desequilíbrios ecológicos provocam alterações nos regimes pluviométricos, originando secas extremas em alguns lugares e intensas enchentes pontuais em outros. Mas de forma geral espera-se que, no decorrer dos anos, as chuvas tornem-se cada vez mais escassas, prolongando os períodos secos. Texto: Bianca da Silva – Repórter Júnior


Bullying em tempos de pandemia

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No atual cenário mundial, a pandemia do novo coronavírus se alastrou pelo mundo e obrigou a sociedade a se adaptar a uma nova realidade na qual tiveram que se isolar, afetando a saúde mental das pessoas. Diante disso, inúmeras pessoas passaram a sofrer com problemas psicológicos devido à insegurança e ao isolamento social por um grande período. Fabiane Aparecida da Silva Duarte, Fábio César Charlie, Gleison Mauro Almeida Ribeiro, Debora Cristina dos Santos França, Rosangela Villa e Roseane Limoeiro, responsáveis pelo trabalho, pensaram em como poderiam trabalhar assuntos que envolvem a saúde mental nas aulas remotas. Então, o grupo resolveu abordar um assunto que afeta o psicológico de jovens e adultos já muito antes da pandemia: o bullying. O bullying é um assunto muito delicado que não deve ser esquecido. Ele destrói vidas e faz com que o colega sinta humilhação de si mesmo. Ele não está envolvido somente nas escolas, mas em todo lugar; para todos os lados, até em redes sociais. A internet virou uma terra sem lei onde você pode entrar, ofender e escrever palavras preconceituosas e sair totalmente impune. O objetivo do trabalho produzidos pelos acadêmicos é despertar e orientar as crianças, alertando o mal que o bullying causa aos colegas para que elas possam crescer desenvolvendo em si um espírito de cidadania respeitosa, que respeita as diferenças, particularidades, características, desigualdades e gêneros, pois, se você quer respeito, tem que dar o respeito – um gera o outro. No final, os acadêmicos solicitaram para cada aluno uma produção de podcast, compartilhando, assim, o que eles puderam absorver ou experimentar desse conteúdo tão importante na atualidade. Texto e foto: Maira Luiza Weiler Rodrigues – Repórter Júnior 


A influência da sazonalidade na vida das abelhas Apis Melífera africanizadas

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Esse trabalho foi desenvolvido com o intuito de fazer uma avaliação sobre a vida das abelhas Apis Melíferas, com sazonalidade no desenvolvimento populacional e o comportamento de higienização. O desenvolvimento aconteceu no município de Terenos-MS, tendo 10 enxames. Foram fotografados dois favos de cria fechados em uma área quadriculada, para a análise do desenvolvimento populacional delas. Então para observação do comportamento higiênico dessas abelhas, os pesquisadores viam as colmeias mensalmente, já que eles usaram duas áreas de 100 células de crias operculadas. Uma das colmeias foi perfurada com alfinetes entomológicos e a outra não, ficando assim intacta. Um dia completo após o teste, os quadros foram fotografados para a análise das porcentagens de retiração de cria. Baseando-se no resultado da avaliação do comportamento higiênico das colmeias, as que mostraram mais de 80% de retiração de crias foram classificadas como muito higiênicas. Mensalmente os dados obtidos para a análise do comportamento higiênico de cada colmeia, foram examinados por meio de uma técnica de análise de variâncias (ANOVA). Entre as 10 colmeias apenas cinco apresentaram um grande comportamento higiênico, com mais de 80,74% das crias perfuras sendo retiradas; e 5 mostraram um nível baixo de comportamento higiênico, com menos de 70, 84% de remoção. Dessa forma as medidas de área de cria fechada para as colmeias com alto e baixo comportamento higiênico, foram então, respectivamente, 840 e 740 cm² no verão, 734 e 596 cm² no outono; 956 e 1025 cm² na primavera; e de 642 e 756 cm² no inverno (todas com p maior que 0,05). Então não houve alterações na quantidade de quadros de alimento ocupados por abelhas nas colmeias ao decorrer do ano. Com os dados levantados, por meio desse estudo podemos dizer que a sazonalidade não influencia o comportamento higiênico das colmeias, sendo este predominantemente relacionado à expressão gênica das abelhas. Texto: Samuel Correia – Repórter Júnior


O Livro Absoluto – O Pequeno Príncipe e a Pedagogia

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O Pequeno Príncipe, livro de Antoine de Saint-Exupéry, é uma das obras mais traduzidas do mundo, o que leva ao apelido de “Livro Absoluto” – o livro lido por aqueles que só leram um livro -. Nele, é contada a história de um aviador que acaba no deserto após seu avião cair, e encontra assim um pequeno menino de cabelos dourados. O livro narra a jornada dos dois rapazes e a vida do garoto, que ensina lições valiosas para o senhor. A cada página, surge uma surpresa diferente em relação às histórias contadas, que trazem à tona verdades que precisam ser ouvidas de um jeito leve e ilustrativo. E foi esse o livro escolhido para apresentar uma nova proposta pedagógica. Em “A Obra O Pequeno Príncipe de Antoine Saint-Exupéry: Uma Análise Para a Atuação Docente”, estudo apresentado no Integra UFMS, de Camila Ferreira da Silva e Janaína Nogueira Maia Carvalho, derivado do projeto “Atuação e Formação Docente: Um Encontro com O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry”. A pesquisa explora a obra e discute suas simbologias, com o objetivo de ressaltar a arte de contar histórias. As análises já estão em andamento, e os estudantes de licenciatura possuem agora a possibilidade de desenvolverem práticas pedagógicas a partir do livro, integrando diversas áreas do conhecimento e fortalecendo as relações entre cultura, arte, literatura, e outras áreas. Texto e foto: Julia Novaes Fernandes Coutinho – Repórter Júnior


Inclusão digital na terceira idade inspira projeto apresentado no Integra UFMS

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A tecnologia e a comunicação estão praticamente interligadas no mundo contemporâneo, dessa forma, as velocidades de funcionamento de nossas relações desencadeiam um certo preconceito ligado a idade. Visto isso, a pesquisa de Azriel Cancian Nepomuceno de Almeida, graduando em fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), orientado pela Professora Dra. Suzi Rosa Miziara Barbosa analisa a velhice e a construção do domínio da tecnologia como alternativa na diminuição de doenças. O universitário Arzriel já participa de projetos de extensão que focam na assistência à pessoa idosa, como envelhecimento saudável e Universidade da maturidade: UFMS aberta a pessoa idosa (UNAPI/UFMS). Por isso, com tal experiência a proposta do trabalho objetivou o desenvolvimento na inclusão digital de idosos pelo domínio das tecnologias, como treino cognitivo. A velhice é um processo de experiência individual e recebe influências de vários aspectos que, infelizmente, comprometem o bom funcionamento de todas as áreas do corpo, cujo destaque do projeto se dá justamente no declínio da capacidade cognitiva (DCC). Os encontros de orientação e explicação foram feitos via Google meet e WhatsApp, estimulando o uso dos meios tecnológicos como veículos de conhecimento. Segundo relatos das idosas participantes do trabalho, foram enviadas atividades populares como cruzadinha e caça-palavras que lembravam o tempo de escola. A iniciativa de inclusão digital na terceira idade promoveu inúmeros benefícios, como o engajamento com as atividades que contribuiu na saúde mental e raciocínio lógico, além de ocupar o tempo ocioso com a mente ativa e extrema motivação. Texto e foto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior


Carne artificial: Projeto apresentado no Integra UFMS aponta quais os benefícios dessa inovação

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A carne artificial é um alimento inovador que gera algumas melhorias para o meio ambiente e também à população. A produção desse tipo de carne é produzida dentro de laboratório, mas você sabe através de que? É feita a partir de músculos coletados do animal que são extraídos para formar por fim as fibras musculares (células que constituem os músculos) e é esse o assunto abordado no projeto apresentado durante o Integra UFMS 2021 “Fatores relevantes para o consumo de alimentos inovadores: o caso da carne artificial’ feito pelos alunos Felipe Quevedo Pires de Oliveira e Silva e Jéssica Beatriz Pereira. O projeto relata que com o objetivo de diminuir os impactos ambientais e promover o bem-estar animal, foi criado esse tipo de alimento que promove menos danos do que a produção de carne vinda do animal, a “carne normal” e que é o caso de emissão de gases pois esses animais liberam grande quantidade de gás metano. Foi feita uma pesquisa para o projeto, que obteve 264 respostas, em que muitas pessoas alegaram não conhecer o alimento mas concordam com o fato de o alimento dar sustentabilidade ambiental. Alguns não consideraram a carne como muito natural e outros disseram ter medo de consumir o alimento nunca antes consumido, entre outras opiniões. Posteriormente foi concluído que as pessoas que tinham vontade de comprar a carne artificial representavam 42,6% dos entrevistados e os que estavam dispostos a pagar a mais pelo produto representavam 56,6% dos respondentes. Texto e foto: Camily Vitória Ferreira Benitez – Repórter Júnior 


Medicamentos para idosos: Projeto apresentado no Integra UFMS fala dos cuidados que devem ser tomados

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A pesquisa intitulada “Medicamentos No Idoso: O Que Devo Saber?” feita pelos alunos de farmácia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Yuri da Silva Matias, Caroline Adrinana Jacob Ferraz, Caroline Duveza Ribeiro Lima, Keterli Soares da Silva, Renata Trentin Perdomo, Suzi Rosa Miziara Barbosa, Eduardo Ramirez Meza e Camila Guimaraes Polisel, apresentada no Integra UFMS 2021 retrata que a saúde do idoso requer atenção redobrada, visto que nessa fase da vida as pessoas são mais vulneráveis. Os cuidados devem ser ainda mais intensos no caso de idosos que tomam medicamentos, visto que eles podem esquecer de tomar algum comprimido ou consumir uma dosagem maior do que a recomendada. Esses hábitos, se forem repetidos, podem trazer consequências negativas para a saúde deles, pois os medicamentos controlados devem ser tomados corretamente. Afinal, a função deles é justamente melhorar a qualidade de vida da pessoa. Um erro muito comum, apontado pelo projeto, que um idoso ou qualquer outra pessoa pode cometer é não seguir as recomendações de um profissional capacitado em relação ao medicamento que está tomando. Se o médico indicou aquela dose é porque ele sabe que aquilo é necessário. Então é importante o cuidado para que os seus familiares idosos e conhecidos tomem as doses corretas do remédio e não parem o tratamento antes do tempo recomendado. O cronograma previsto para o projeto também aborda temas como: “conhecendo a forma correta de preparar e administrar medicamentos; polifarmácia e medicamentos potencialmente inapropriados para idosos; reações adversas a medicamentos e interações medicamentosas; medicamentos associados ao risco de quedas no idoso; automedicação responsável; uso de fitoterápicos e plantas medicinais no idoso” entre outros, todos temas relevantes e de interesse público. Texto: Bianca Silva – Repórter Júnior


Projeto do Integra UFMS explora a questão de professores homens na educação infantil

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Falar sobre a educação infantil é uma pauta muito importante para a atualidade. A aluna do programa de pós-graduação de educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Cíntia Borges apresentou no Integra UFMS 2021 a sua pesquisa sobre professores homens na educação infantil. O objetivo da pesquisa é investigar o trabalho dos homens que atuam em creches e as relações que surgem após a quebra de expectativa de gênero com a sua presença. A participação masculina na docência, principalmente na educação Infantil, ilustra a divisão sexual do trabalho e é importante ferramenta para estudar a questão de masculinidades e feminidades. A pesquisa teve abordagem qualitativa do tipo predominante etnográfico e utiliza alguns dispositivos metodológicos, a saber: imersão no cotidiano escolar, questionário, entrevistas, diário de campo e diário de pesquisa. De acordo com os escolares de 2019, dos professores que atuam na educação infantil no Brasil apenas 4% são homens. A sociedade questiona a presença de profissionais homens e restringe sua atuação. O projeto de lei à assembleia legislativa do estado de São Paulo decreta que os cuidados íntimos na educação infantil seja executado apenas por profissionais do sexo feminino. Quando o homem escolhe uma profissão fora do masculino padrão na educação infantil, eles transgredem, assumem que as especificidades das ofensas de infância depende de gênero e essa ressignificação de papéis fiscais possibilita novas relações. Texto: Maira Luiza Weiler Rodrigues – Repórter Júnior


Educação Ambiental e sua Importância na Preservação do Pantanal é tema de projeto apresentado no Integra UFMS

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Abrangendo cerca de 179.000 km2 e tendo imensa fauna e flora, o Pantanal, bioma situado no Brasil, na Bolívia e no Paraguai, é considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Brasileira e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Todavia, vem sendo ameaçado pelas constantes ações antrópicas, que destroem parte de sua biodiversidade. E, para amenizar a situação e espalhar conscientização acerca do assunto, a educação ambiental vem sendo uma grande ferramenta na preservação do bioma, utilizada no projeto “Descobrindo o Paraíso: Pantanal (quinta edição)”, de Hyandra de Linda Ormundo, Alessandro Miranda Marques, Camila Aoki e José Rimoli, apresentado no Integra UFMS de 2021. O foco é levar a sensibilização e reconhecimento da biodiversidade pantaneira, ensinando suas características à população que lá mora, para também melhorar a qualidade do ensino ambiental e difundir o conhecimento a respeito de uma área extremamente valiosa para o Brasil. Esse projeto, que está hoje em sua quinta edição, já atendeu cerca de 1000 estudantes, que em 2021 terão contato com os aprendizados de forma remota, através de vídeos de divulgação e cartilhas impressas. É uma grande oportunidade para alunos que frequentam escolas públicas, que terão a chance de aprender mais sobre o ambiente em que vivem e entender como ele é afetado por suas ações. Já para acadêmicos de pós-graduação, o projeto será uma atividade para complementar os estudos sobre as práticas pedagógicas e um meio de divulgar seus conhecimentos gerados na universidade, assim consolidando o tripé ensino-pesquisa-extensão. Texto: Julia Novaes Fernandes Coutinho – Repórter Júnior


Estudo químico da amostra de própolis produzida por abelhas-indígenas no Mato Grosso do Sul

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É de fundamental importância a busca de ativos antioxidantes e antitumorais de origem natural, sendo assim ele é muito estudado por químicos. Contudo ele é encontrado na amostra de própolis que é produzido pela espécie de abelhas Apis Melífera, a partir de material de origem botânica e com uma grande diversidade de constituintes químicos. A amostra desse estudo foi coletada na região de transição entre os biomas do Cerrado e Mata Atlântica, na região sul de MS, dessa forma o principal objetivo foi o isolamento, purificação e elucidação estrutural dos constituintes majoritários com principal atividade antitumoral. Essa resina foi extraída com etanol e peticionada com hexano, diclorometano e acetato de etil, para obter as fases resultantes deste processo. Assim a busca dos químicos está cada vez maior por novos fármacos que possam ser utilizados no tratamento. “Como cerca de 80% dos fármacos são derivados de produtos naturais, esse ramo esta em um grande crescimento; a própolis tem potenciais antimicrobiano, antifúngico, anti-inflamatório e antitumoral”, disse Gabriela da Silva Coutinho de Araújo Bueno. Os químicos estão satisfeitos com os resultados até agora, então eles vão continuar com o desenvolvimento da pesquisa, dessa forma ajudando cada vez mais para o conhecimento da composição química da amostra de própolis. Dessa forma os resultados obtidos até o momento apontam para a conquista de novos ativos naturais de antitumorais, antioxidante entre outros na amostra de própolis estudada. Texto e foto: Samuel Correia – Repórter Júnior


INTEGRA 2023

Realizado desde 2017, o Integra UFMS é o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. O objetivo é reunir em um só local o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).

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