Confira os Trabalhos Aprovados – Integra 2021
As avaliações dos trabalhos do Integra UFMS 2021 estão ENCERRADAS!
Vídeos – TV UFMS
Segunda-Feira (13/09)
Terça-Feira (14/09)
Quarta-Feira (15/09)
Quinta-Feira (16/09)
Sexta-Feira (17/09)
Sábado (18/09)
Programação Completa
Confira abaixo, a Programação do Integra 2021:

O Integra UFMS é o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado de Mato Grosso do Sul. Nele, estão sendo apresentados resultados de projetos realizados por acadêmicos da UFMS. Neste ano, as alunas Bruna Tainá M.F. Matos, Brenda Vital de Oliveira, Jean Ribeiro Leite e Soraya Solon trouxeram o tema “pobreza menstrual e adolescência”. Elas falaram que a pobreza menstrual está relacionada à situação de vulnerabilidade social que muitos jovens, adolescentes e mulheres adultas vivem no mundo. Também falaram que essas condições seriam caracterizadas pela ausência de infraestrutura. Ou seja, várias mulheres não têm o acesso à higiene necessária para esse período. Elas disseram que essas mulheres utilizam, muitas vezes, pedaço de pano, papel, jornal, miolo de pão para conter o sangramento e, dessa forma, elas podem adquirir algumas doenças. Desse modo, iniciaram uma ação de extensão no dia 28 de maio (dia da higiene menstrual) como objetivo de levar a informação desse projeto. Texto: Ana Clara Viali – Repórter Júnior
Os objetivos dessa avaliação foi analisar a capacidade funcional de idosos que convivem com a úlcera venosa em Três Lagoas, que é um tipo de ferida que surge mais frequentemente nas pernas, principalmente no tornozelo, devido à insuficiência venosa, o que leva ao acúmulo de sangue e rompimento das veias e, consequentemente, ao surgimento de feridas que doem e não cicatrizam, além de inchaço na perna e escurecimento da pele. A pesquisa foi feita de modo observacional transversal. Estudos transversais ou de prevalência têm por foco populações bem definidas. A pesquisa foi feita com 35 pessoas com idade de 60 anos ou superior a essa idade; ficaram de fora pessoas que fizeram amputação parcial ou total dos membros. A data de coleta desses dados foi entre agosto a dezembro de 2020. Para avaliar a incapacidade funcional e grau de independência, foram utilizados o questionário ‘late life function” e “disability instrument” , que é uma incorporação de componentes de funcionalidade e de incapacidade para avaliar idosos da comunidade, na avaliação de qualidade de vida o questionário “friburg life quality” (é um questionário específico que analisa a qualidade de vida de pessoas com feridas, sendo composto por vinte e quatro itens e seis domínios: sintomas físicos, vida diária, vida social, bem-estar psicológico, tratamento e satisfação). Já a qualidade de vida e a funcionalidade foram correlacionadas através da correlação de “sperman” (é uma medida não paramétrica da correlação de postos, é usado principalmente para análise de dados). Esses foram os seguintes resultados da pesquisa: 80% tinham idade entre 60 à 79 anos; 62,8% disseram morar só; 48,6% tiveram um ou dois episódios de úlcera venosa; 80% tratam a infecção com antibióticos ou pomadas e cremes. Os resultados finais constataram dificuldades na realização de tarefas individuais, sociais e comunitárias no caso da capacidade funcional e qualidade de vida, entre a dificuldade na realização de tarefas que envolviam nível alto de capacidade física e resistência. Com base nessas informações foi concluído que a úlcera venosa interfere de modo negativo na vida das pessoas idosas e que se relaciona com as atividades diárias. Ou seja, conforme a pessoa se esforça cada vez mais quando nova corre o risco de quando ficar idosa não conseguir realizar seu trabalho de forma positiva pois correra o risco da varicosa interferir no seu dia a dia. Texto: Camily Vitória Ferreira Benitez – Repórter Júnior
Os memes são muito comuns na era digital como fontes audiovisuais para se compartilhar uma ideia. Ferramentas ‘viralizadas’, que ao se indicar seu impacto, é inevitável a representatividade e comicidade entre os usuários na internet. Por isso, sua aplicação no ensino é a proposta do projeto “Memes em sala de aula”, como uma nova metodologia para aproximação de realidades que correlacionam o saber histórico e cultura juvenil. Sobre seu impacto no mundo contemporâneo, o projeto apresentado no Integra 2021 visou sua pesquisa em relação a matéria de História e foi idealizado por estudantes do grupo de Residência pedagógica do curso de história da UFMS, no Campus de Três Lagoas. Bárbara Carvalho Nogueira, Andresa Fernanda da Silva e Ana Julia Dantas Correia analisam uma nova maneira de se trabalhar o ensino da História ao encontro com a cultura jovem. O projeto foi orientado pela Professora Dra. Mariana Esteves de Oliveira e visou estimular o engajamento e a interação dos alunos na formação educacional, a partir dos “memes” com uma linguagem simples e divertida. A pesquisa foi realizada entre as escolas estaduais Afonso Pena e Bom Jesus em Três Lagoas de forma remota, e contou com a participação de Leandro Marim, curador e fundador da página “História no Paint”, que soma quase 300 mil seguidores nas redes. Assim, o uso dos “memes” como instrumento pedagógico viabiliza uma alternativa de método de ensino na fusão das áreas culturais, científicas e tecnológicas. A participação dos estudantes exigiu conhecimentos prévios para interpretação, além de sua introdução aos assuntos de História ampliar sua participação. O trabalho envolveu múltiplas áreas do saber, adquirindo caráter transdisciplinar para a construção do “meme” como instrumento no ensino de História. Texto: Mariana Azevedo – Repórter Júnior